Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek

Onni.ai firma colaboração com IBM e lança plataforma de voz impulsionada por inteligência artificial generativa

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Assine nossa newsletter

A IBM e a Onni.ai – startup de inovação em inteligência artificial (IA) generativa – acabam de anunciar um acordo de colaboração para o desenvolvimento de soluções baseadas na plataforma de IA e dados IBM watsonx.

O acordo, embora recente, já apresenta relevantes resultados ao mercado. Dentre as novidades, o destaque é a nova plataforma proprietária da Onni.ai, projetada para ampliar o ativo mais valioso das empresas: a voz de clientes e colaboradores em todos os canais de comunicação – especialmente em chamadas telefônicas, vídeos e até nas jornadas em redes sociais.

A Onni.ai é a primeira plataforma com este foco na América Latina e foi construída a partir da robusta tecnologia IBM watsonx – uma plataforma aberta e confiável que oferece recursos para acelerar a implantação de soluções de IA generativa nas empresas. A adoção do watsonx simplifica o processo de treinamento e a otimização dos projetos, para ajudar a dimensionar e acelerar o impacto da IA ​​com dados confiáveis.

A nova plataforma Onni.ai também conta com uma estrutura aberta, projetada para se integrar perfeitamente às arquiteturas empresariais já existentes e aos mais diversos sistemas – como CRM, legados e contact center, por exemplo –, independentemente de estarem em ambientes de nuvem ou on-premise.

Investimento e eficiência

A Onni.ai investiu US$ 2 milhões na criação de um laboratório de IA generativa, em treinamento e em ajustes de Modelos de Linguagem (LLM) especialmente adaptados para soluções de voz – com ênfase na interpretação e no contexto –, em português e espanhol.

Esses avanços melhoraram significativamente a precisão da plataforma e foram validados em várias indústrias durante os últimos seis meses, incluindo os setores de energia (público e privado), finanças, judiciário, varejo e telecomunicações, por meio de MVPs em ambientes de produção.

“Estamos em uma missão focada em aumentar a eficiência das empresas, dando voz aos 80% dos dados não estruturados que, tradicionalmente, foram excluídos dos processos de tomada de decisão. E a voz representa a maior parte destes dados, na grande maioria das empresas. Nossa tecnologia, combinada com a robustez da plataforma watsonx, nos permite acelerar nossa expertise em voz em todos os canais e convertê-la em automação e eficiência para as empresas. Nosso objetivo é eliminar os demorados processos manuais – algo já desejado há tempos pelas empresas”, diz Thiago Santos, CEO da Onni.ai.

“O watsonx é uma plataforma para criar e gerenciar IA generativa. Ou seja, é um complemento às tecnologias existentes e não as substitui. Por isso, acreditamos muito no trabalho com parceiros como a Onni.ai, com os quais as capacidades da plataforma watsonx complementam as experiências de IA aplicada, gerando soluções inovadoras que podem beneficiar as mais variadas áreas de setores diversos”, explica Thiago Viola, diretor de Dados, IA e Automação da IBM Brasil.

Benefícios da plataforma Onni.ai


A redução de custos operacionais é um dos grandes benefícios que a plataforma oferece às empresas usuárias, especialmente por otimizar processos da retaguarda – como análise, captura e interpretação de voz. Outro destaque é o aumento da produtividade, graças aos ganhos de agilidade e eficácia no atendimento que aprimoram a experiência do cliente. Além disso, a plataforma conta com ferramentas que oferecem insights e análises de sentimento em tempo real, permitindo melhorias na jornada e, por consequência, na satisfação do cliente.

A Onni.ai ainda garante que os líderes possam orientar e treinar equipes, a partir de soluções de IA generativa que oferecem prompts em tempo real, sugerindo interações e ajudando a ensinar ou a reforçar novas habilidades em ambientes de trabalho híbridos e remotos.  E a transformação de autoatendimento é outra vantagem da nova plataforma construída a partir da tecnologia IBM watsonx, permitindo que as soluções de IA generativa ofereçam interações mais conversacionais, personalizadas e humanizadas aos clientes.

Equatorial Energia com Onni.ai e IBM para levar IA generativa ao atendimento multicanal

A Equatorial Energia, o terceiro maior grupo de distribuição do Brasil em número de clientes, acaba de anunciar um projeto com a Onni.ai e a IBM para implantar soluções baseadas na nova plataforma criada a partir da tecnologia watsonx.

O objetivo do grupo – que atende a mais de 13 milhões de clientes em sete estados do País – é levar melhorias significativas ao atendimento multicanal, a partir de soluções inovadoras baseadas na IA generativa. “No Grupo Equatorial Energia estamos acelerando bastante a adoção de IA Generativa em nossos processos de negócio. Nosso roadmap de transformação iniciou pelas chamadas da Central de Atendimento, onde entendemos que podemos ter os maiores ganhos de produtividade e também receber muitos insights para melhoria da experiência dos nossos clientes. Estamos impressionados com o poder da tecnologia e como ela vai adicionar valor à nossa Companhia”, comenta Sergio Araújo, Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial Energia.

Dentre os principais benefícios do projeto de IA generativa da Equatorial Energia, os destaques são o atendimento personalizado, a agilidade e a precisão de respostas, a disponibilidade de atendimento 24×7, a eficiência operacional e o apoio de uma ferramenta de feedback em tempo real. Dessa forma, a solução de IA generativa permitirá que a Equatorial Energia ofereça um atendimento ininterrupto, mais personalizado, rápido e preciso aos clientes. Além disso, a mitigação de tarefas operacionais permite que os colaboradores possam se dedicar a questões mais complexas e estratégicas.

Sobre a Onni.ai

A Onni.ai é uma startup inovadora que se especializa em soluções de inteligência artificial generativa. Com a missão de capacitar empresas, desbloqueando o potencial da voz e dados não estruturados, a Onni .ai aproveita tecnologia de ponta, incluindo o IBM watsonx, para revolucionar a experiência do cliente, a conformidade, as vendas e muito mais, em diversas indústrias.

Sobre o Grupo Equatorial Energia

A Equatorial Energia é o 3º maior grupo de distribuição do país em número de clientes. Fundada em 1999, a Companhia avançou na consolidação do setor de distribuição de energia no Brasil e atualmente opera 6 concessionárias, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás, atendendo mais de 10 milhões de clientes nessas regiões. A Companhia também atua no setor de Transmissão e recentemente, entrou no setor de Saneamento, se tornando a primeira empresa multi-utilities do país, além de adquirir 100% das ações da Echoenergia S.A., iniciando capítulo no setor de Renováveis e tornando-se efetivamente um player de atuação integrada no segmento de energia.

Assine nossa newsletter
Assine nossa newsletter
Assine aqui para receber a newsletter criada pelo Armindo especialmente para você
Você pode sair a qualquer momento

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar

Aproveite as ofertas

compras 100% seguras
Powered by