Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek

Parceria entre TIM, Ericsson e INOVAi transforma Itajubá/MG em novo polo de desenvolvimento de soluções para fortalecer ecossistema de IoT

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A TIM e a Ericsson, em parceria com a INOVAi (Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo), anunciam nesta sexta-feira, 9, durante cerimônia na UNIFEI, mais uma iniciativa de colaboração tecnológica, científica, de empreendedorismo e inovação, que irá fortalecer o ecossistema de IoT (Internet das Coisas) no Brasil com base em soluções móveis.
A ação conta com o apoio de parceiros acadêmicos e start-ups, que trabalharão no desenvolvimento de soluções inovadoras em IoT para os setores de Saúde, Indústria, Educação e Segurança. O acesso à tecnologia para permitir esses avanços será feito por meio da ativação da funcionalidade NB-IoT (Narrow Band em IoT) na rede comercial 4G da TIM em Itajubá, utilizando a plataforma IoT Accelerator, solução em nuvem da Ericsson.
“A TIM foi pioneira na oferta da plataforma NB-IoT ao ativar a funcionalidade em Santa Rita do Sapucaí, também no estado mineiro, e mantém-se como a única empresa do segmento do País a oferecer a tecnologia comercialmente. O objetivo é ser facilitadora para a criação de soluções de Internet das Coisas, por meio da disponibilização da tecnologia para seus clientes corporativos (empresas públicas e privadas)”, diz o Diretor de Inovação e Tecnologia da TIM Brasil, Silmar Palmeira. E acrescenta: “A TIM é uma empresa inovadora e estamos sempre em busca de parceiros que tenham o propósito de desenvolver soluções que vão impactar diretamente a vida de todos. A expansão da nossa rede 4G nos permite levar a tecnologia para mais lugares do Brasil, abrindo espaço para que instituições de ensino, como a UNIFEI, nos ajudem a sermos facilitadores do desenvolvimento deste mercado no país”.
Para Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson no Brasil, “essa ação acontece na esteira de inovações que TIM e Ericsson vêm promovendo juntas em IoT – em março, nossas empresas lançaram a primeira rede comercial de NB-IoT da América Latina, também no sul de Minas. Além disso, reforça a importância de poder dispor de uma plataforma horizontal como o IoT Accelerator que permite a perfeita integração de diversos casos de uso e verticais, e facilita a gestão, integração e a rápida escalabilidade dos negócios em IoT para as operadoras”.
Focos de desenvolvimento
Sob supervisão da INOVAi, as startups – em conjunto com alunos de graduação e mestrado da UNIFEI e com empresas de base tecnológica como a Advanctech – trabalharão no desenvolvimento de diversos módulos NB-IoT. Na vertical Cidades Inteligentes & Utilidades, o foco está direcionado para desenvolvimento de soluções para medição de consumo de água com capacidade de telegestão e desligamento/religamento remoto; monitoramento de parâmetros elétricos em linha de média tensão 13.8k e baixa tensão; e Módulo Inteligente com capacidade de telegestão para Luminárias Públicas em conectores NEMA 3 (Fluorescentes Liga-Desliga) e NEMA 7 (LED dimmerizavel).
Na Vertical Segurança & Logística, os estudos são sobre rastreadores com GPS extra-low power com medição de Temperatura e Acelerômetro para aplicação na área de logística, segurança pessoal e automotiva. Medidores de grandezas elétricas para uso em subestações e paineis fotovoltaicos (tensão, corrente, frequência e potência) são o objetivo na Vertical Industrial. E, por fim, na Vertical Saúde, o projeto é direcionado a Holter para telemedicina (batimento cardíaco, oxímetro e respirômetro).
Para o Diretor de Inovação da INOVAi, Carlos Conti, “foi um grande prazer termos sido convidados para integrar esse projeto que traduz muito do nosso esforço voltado para acelerar o desenvolvimento. O potencial de IoT para conectar e criar representações digitais do mundo físico possibilita a transformação de modelos de negócios, habilita decisões baseadas em dados e otimizando o desempenho dos processos de negócios. Nosso papel é apoiar essas mudanças com a inovação e a velocidade necessárias”.
Sobre a TIM
A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de “accountability” e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura da marca – “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil. A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Sobre a INOVAi
Criada em agosto de 2017, por um consenso entre entidades do governo federal, estadual e municipal de Itajubá, bem como, associações de classe dos setores da indústria, do comércio e instituições de ensino, por entenderem que Itajubá possui mecanismos de geração de renda e de empregos baseados na ciência, tecnologia e inovação. A associação se propõe a gerir, de forma colaborativa, as ações e atividades de inovação e empreendedorismo como: incubação de empresas de base tecnológica, aceleradoras, o parque científico tecnológico, transferência tecnológica, gestão de projetos de C&T&I, dentre outras atividades que possam gerar negócios em Itajubá, consolidando o município como uma cidade com inteligência tecnológica. A associação tem como sócios fundadores a Prefeitura Municipal de Itajubá; Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais, SEDECTES; a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas, FACESM; a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Itajubá, ACIEI; a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá, CDL; e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá, SIMMMEI, e outras entidades que tenham interesse e possam contribuir para crescimento do ecossistema de Itajubá. https://www.inovai.org.br
Sobre a Ericsson
A Ericsson permite que os provedores de serviços de comunicações obtenham todo o potencial da conectividade. O portfólio da empresa abrange redes, serviços digitais, serviços gerenciados, negócios emergentes e é projetado para ajudar nossos clientes na digitalização, aumentando a eficiência e encontrando novos fluxos de receita. Os investimentos da Ericsson na inovação promovem os benefícios da telefonia e da banda larga móvel para bilhões de pessoas ao redor do mundo. As ações da Ericsson estão listadas nas Bolsas de Valores Nasdaq em Estocolmo e na NASDAQ em Nova York. www.ericsson.com.

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar