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Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil

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A Scania apresenta o K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus elétrico 100% da marca no país. O modelo entra para a história e inicia a jornada de eletrificação da fabricante sueca no Brasil. O veículo tem autonomia entre 250 a 300km, tração 4×2, vocação urbana, opções de quatro ou cinco pacotes de baterias, e as vendas terão início na Lat.Bus 2024 ou Feira Latino-Americana do Transporte, que será realizada de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

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“Nossos clientes serão convidados a embarcar conosco nesta nova viagem no principal Salão de Ônibus da América Latina, a Lat.Bus, em agosto. Aliás, aproveitando, vamos oferecer uma condição especial de preço de lançamento na Lat.Bus. Além disso, o Scania Banco vai oferecer um financiamento via funding verde, o mesmo usado para o modelo a gás, com taxa de juros referencial de 0,79%, muito competitiva”, avisa. “Mas, é necessário reforçar que nossa linha a diesel continuará disponível e entregando o menor custo total de operação, além da gama a gás. Vamos complementar nosso já eficiente leque de soluções para a mobilidade. O produto elétrico reforça o portfólio e não substitui outra matriz energética atualmente comercializada”, salienta Nucci.

O diretor também esclarece que a parceria entre a Scania, Eletra, Caio (carroceria) e Weg (motor e bateria), em um outro produto elétrico, firmada em 2022, segue normalmente. “Neste formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. São veículos completamente diferentes”, conta Nucci.

Conhecendo o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil

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O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300km (já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular), e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. Sua vocação principal é a aplicação urbana, tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. “Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados.”

A máquina elétrica oferece 230kW (equivalente a 310 cavalos). Trata-se de um motor ligado a um câmbio com duas marchas. “Ele vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos”, comenta. O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm. “No motor a combustão tradicional, o máximo torque é obtido após a aceleração contínua. Este elétrico é diferente. Ele já desenvolve o pico de torque em zero rotação, ou seja, assim que sair da imobilidade”, afirma Gallao.

O motor tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seu custo de manutenção é mais baixo comparado aos motores de combustão interna. Há também outra vantagem: menos ruído, o que aumenta a suavidade durante a operação. A caixa de transmissão de duas marchas traz maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.

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Na interface de carregamento, ele transforma a energia que recebe de um carregador externo, que neste primeiro momento será importado. “Nós já estamos avaliando os carregadores de mercado, que giram em torno de 150 a 180kW. Teremos a liberdade para desenvolver uma solução localmente”, explica Gallao. O carregador proporciona maior segurança na recarga reduzindo o risco de acidentes. O sistema de manutenção é simples para diminuir o custo com trocas por danos na interface de carregamento.

O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado pra receber não só o motor, mas também a bateria.

As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros. Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. “Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira”, diz Gallao.

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As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos, num acordo firmado em 2017, entre as líderes em sustentabilidade. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

Scania cresce 137% no mercado de ônibus em 2024

Fabricante vendeu 235 chassis no acumulado do ano, de janeiro a maio, entre urbanos e rodoviários (segmento em que conquistou 13,6 de participação)

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São Paulo, 26 de junho de 2024 – O momento de mercado da Scania, no acumulado do ano – janeiro a maio de 2024 –, está positivo tanto em caminhões (liderança nos pesados) quanto em ônibus (alta de 137%). A marca dispõe de um portfólio amplo para o cliente, que oferece o menor custo total de operação, superior economia de combustível e o apoia com uma solução completa de serviços e alternativas financeiras (Scania Banco, Consórcio e Seguradora). O cenário promissor projeta uma participação com grande otimismo na Lat.Bus 2024 ou Feira Latino-Americana do Transporte, que será realizada de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

“A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania é um absoluto sucesso”, comemora Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “O lançamento, em 2022, já proporcionou uma economia de combustível de 8% sobre a gama anterior. Fruto das vantagens do motor XPI com injeção de alta pressão. Anunciamos agora novas melhorias, dentre elas a introdução do Acelerador Inteligente, que vão aumentar em mais 3% este benefício. Portanto, a linha 2024/2025 de ônibus Scania estará 11% mais econômica”, completa.

“Nossas soluções de produtos, serviços e alternativas financeiras estão oferecendo a máxima rentabilidade e disponibilidade ao cliente. Os serviços conectados ajudam a ter uma frota mais eficiente, os planos flexíveis tornam a manutenção mais inteligente e a Control Tower traz uma gestão ativa do fluxo das oficinas. Um ciclo virtuoso que oferece disponibilidade para o ônibus ficar o menor tempo possível parado, rodar o máximo do tempo, e, o principal: garantir mais dinheiro no bolso do operador urbano, rodoviário, do fretamento ao turismo.

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A Scania oferece o menor custo total de operação do mercado”, diz Nucci.

O Acelerador Inteligente, ou controle de aceleração, funciona ligado a uma análise do peso do veículo, da posição do pedal de aceleração e deslocamento do modelo, para evitar acelerações bruscas e desperdício de combustível. Assim, o ônibus é conduzido de maneira mais confortável e econômica preservando outros componentes do trem de força e os freios. O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (posição do Kickdown), entendendo que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração. Numa viagem com alta frequência de alternâncias de velocidade, tráfego intenso e em ônibus não totalmente ocupado, o acelerador inteligente contribui para maior economia de combustível. Quanto mais variações na rota maior será sua atuação automática.

O maior crescimento do mercado no acumulado do ano versus 2023

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No mercado em que a Scania atua, acima de 8 toneladas, somando chassis rodoviários e urbanos, a marca emplacou 237 unidades em 2024, numa alta de 137% sobre as 100 unidades do mesmo período, de janeiro a maio de 2023. É o maior crescimento entre todos os concorrentes. A participação subiu de 1,3% para 4,8%. Aliás, a Scania começou o ano embalada por ter sido a fabricante que obteve o melhor resultado sobre 2022, no acumulado de 2023, com alta de 62,7% (de 287 unidades para 467).

Já nas vendas de rodoviários, a Scania tem um destaque absoluto no acumulado do ano versus 2023. A Scania registrou 235 chassis, acréscimo de 137% sobre as 100 unidades dos mesmos cinco primeiros meses do ano passado. A Scania cresceu em todos os comparativos cumulativos de 2024 com 2023. Mas, dentre todos os concorrentes, a Scania foi a única que aumentou os números mês sobre mês; começou com 6,5% em janeiro, subiu para 61,1% em fevereiro, 79% em março e 128% em abril, sempre levando em consideração os períodos somados de janeiro até o mês respectivo. A participação geral aumentou de 6,6% para 13,6%. “No importante recorte no segmento acima de 300cv, de motor traseiro, no qual a marca se destaca ainda mais, a participação subiu de 17,8% para 27,6%, ou quase 10%”, revela Gustavo Cecchetto, novo gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

Na categoria acima dos 400cv, com os produtos K 450 e K 500 8×2, a Scania percebe uma migração por parte de clientes do 8×2 para o 6×2 na configuração de Double Decker (DD). “O segundo semestre promete ser muito aquecido nas compras. Temos boas encomendas tanto de 6×2 quanto de 8×2. É uma faixa bastante competitiva e o nosso produto tem proporcionado aos clientes alta performance com baixo consumo de diesel unido a um completo pacote de serviços”, conta Cecchetto.

Amplo leque de produtos

A linha Scania de ônibus 2024/2025 tem modelos que estão se destacando no mercado. No segmento dos urbanos, os três modelos de maior procura são o K 280 4×2 (tamanho padron de 12,5m a 14m), K320 6×2*4 (tipo padron 15m) e articulado K320 6×2/2, de 18m a 21m.

Nas opções de chassis rodoviários, os modelos mais procurados são: K 320 4×2 (feito para fretamento, linhas rodoviárias de curtas distâncias), K 370 4×2 e 6×2 (linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias), K 410 6×2 (trajetos rodoviários de médias e longas distâncias, além do turismo), e, por fim, o K 450 e o K 500 8×2 – linhas rodoviárias em longas distâncias e turismo.

Serviços personalizados para Ônibus Os clientes de ônibus têm à disposição o Serviços Scania PRO Personal, que tem foco na gestão da disponibilidade, com proteção de itens preventivos e chance de personalização de acordo com as demandas do cliente. Também estão inclusos o Control Tower, a solução mais completa de conectividade (o pacote Desempenho) e o Data Access, que possibilitam a gestão em tempo real utilizando o portal My Scania. Ou se o cliente preferir, por meio da integração dos dados de conectividade com os sistemas próprios de sua empresa. O Control Tower faz uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e também indica se há problemas em algum dos veículos que precisam ser tratados com urgência. E ainda age imediatamente via rede de concessionários no contato com os clientes para que os ônibus retornem à operação o mais rápido possível.

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