Programaê! estimulará a criação de apps durante a Campus Party Recife 2015

Assine nossa newsletter

São Paulo, 21 de julho de 2015 – Durante a Campus Party Recife 2015, que acontecerá no Centro de Convenções em Olinda (PE), entre os dias 23 e 26 de julho, os campuseros terão a oportunidade de desenvolverem aplicativos a partir do Programaê!, um movimento que reúne alunos, professores e pais para aproximar a programação de jovens de todo o Brasil.
Fruto da parceria entre a Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo, o Programaê! realizará quatro atividades dinâmicas no evento: debate voltado ao empreendedorismo na tecnologia; um Hackathon para criarem os seus próprios apps; Desafio Programaê!, instigando os participantes a vivenciarem a programação através de trilhas exclusivas no site do programa; e a oficina de inclusão digital para a comunidade.
“Entendemos que o movimento proposto pelo Programaê! propicia o empoderamento de jovens e queremos que, tanto aqueles que já conhecem um pouco de tecnologia quanto quem nunca pensou no assunto, reflitam sobre as possibilidades de melhorar o mundo por meio da programação. Por isso, trazer o programa para a Campus Party Recife é bastante oportuno. No evento, promoveremos jogos interativos, debates e oficinas de programação”, explica Luanda de Lima, gerente de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo, responsável pela divulgação do projeto.
Saiba mais sobre as atividades do Programaê! na Campus Party Recife:
Desafio: consiste em interagir em um totem e na plataforma exclusiva do Programaê! para a Campus Party (http://www.programae.org.br/campus). Nela, o campusero vivencia trilhas educativas de programação através de games e/ou alterações de páginas. Concluído o desafio, o participante receberá um código, digitará no totem e
receberá um brinde a cada trilha premiada.
Data: 23 a 25/7
Horário: das 10h às 21h
Onde: Stand da Telefônica Vivo
Debate: com o tema “O uso da programação para empreendedor”, o debate será mediado por Alisson Paese, Fundador e diretor do canal Foras de Série; e um dos debatedores será Vinicius Gracia, programador e Co-fundador do EasyTaxi.
Também participarão do debate: André Braga, fundador da plataforma de venda de ingressos evantick.com.br; Lucas Machado, Coordenador de Projetos na área de produtos de inovação para a educação na Fundação Lemann; Eiran Simis, criador do eventplatz.com (plataforma de busca e oferta de espaços para eventos) e gerente da área de Empreendedorismo do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.
Data: 24/7
Horário: das 15h15 às 16h15
Onde: Palco Terra
Os campuseros também serão desafiados a criarem apps durante um Hackathon, oficina de programação com o Programaê!, que será realizada no dia 24, das 21h30 às 23h, no espaço Conteúdos by Comunidades, com a participação da Fábrica de Aplicativos.
O Programaê! contará ainda com uma oficina ministrada por Isidro Massetto, idealizador do projeto #vamosprogramar e professor e pesquisador nas áreas de Game Development, Mobile e Cloud Computing. Ele aplicará uma atividade de inclusão digital no dia 25, das 14h às 15h30, na Sala de Inclusão Digital I, no espaço externo da Campus Party, permitindo a participação das comunidades de baixa renda. O objetivo é incentivá-los à prática do desenvolvimento de programas computacionais e incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico nos jovens da região.
“Disponibilizar recursos para melhorar a vida dos jovens e para impactar positivamente a sociedade é uma tendência mundial. No Programaê! fazemos isso de forma muito consistente, com o uso das melhores práticas a serem aplicadas”, explica Lucas Machado, coordenador do programa na Fundação Lemann.
Manifesto Programaê!:
Imagine criar o que você sonha.
Transformar o que você não concorda.
Reinventar o mundo e a você mesmo.
Se comunicar em código.
Em palavras.
Em ideias.
Imagine usar suas ideias como combustível para crescer.
Eu invento meu mundo por códigos.
A minha arte vive entre parênteses e colchetes.
Eu acredito na programação porque eu crio minhas próprias portas,
desenho o caminho que vou seguir.
Foi programando que eu aprendi que o meu mundo, crio eu.
E você também pode criar o seu.
Para conhecer melhor a inciativa e tudo o que o Programaê! já oferece, acesse: www.programae.org.br
Sobre a Fundação Lemann
Educação de qualidade para todas as crianças brasileiras e líderes focados no desenvolvimento social do Brasil. Esta é a missão da Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, realiza pesquisas para embasar políticas públicas em educação, oferece formação para profissionais da educação e para lideranças de várias áreas.
Sobre a Fundação Telefônica Vivo
Criada em 1999, a Fundação Telefônica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A Fundação Telefônica Vivo acredita que conectando pessoas e instituições é possível transformar o futuro, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Utiliza tecnologias de forma inovadora para potencializar a aprendizagem e o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social. Suas principais áreas de atuação são: Educação, Cidadania e Empreendedorismo. O Grupo Telefônica possui, ainda, fundações em 16 países.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.