Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

SET Expo 2023: palestras e demonstrações de tecnologias da TV 3.0 marcaram a participação do Fórum SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) concluiu a edição de 2023 da SET Expo com participação no congresso em cinco painéis e na feira realizando cinco demonstrações no stand. Durante o evento, a organização apresentou tecnologias desenvolvidas para o padrão atual de televisão aberta, TV 2.5, e a evolução do padrão para a TV 3.0.

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

O presidente do Fórum SBTVD, Raymundo Barros, participou do painel “O Projeto TV 3.0 para o Brasil”, no qual ressaltou a importância do trabalho realizado em conjunto de agentes do setor e do Decreto 11.484, publicado em 06 de abril de 2023 e que sela o compromisso de apoio do Governo Federal para pesquisas da TV 3.0. O painel também contou com a participação do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e SET.

Da esquerda para a direita: Flávio Rezende (ABERT), Raymundo Barros (Fórum SBTVD), Juscelino Filho (MCom), Moisés Moreira (Anatel), Márcio Novaes (ABRATEL) e Roberto Franco (SET) / Créditos: divulgação

Outros membros do Fórum SBTVD também fizeram parte de diferentes palestras e discussões sobre recursos da TV 3.0, como Cristiano Akamine, Marcelo Moreno, David Britto, Carlos Cosme, o coordenador do Módulo Técnico, Luiz Fausto, e o coordenador do Módulo de Mercado, Sergio Santoro. 

No stand, as 14.000 pessoas que estiveram na SET Expo 2023 puderam conferir de perto as demonstrações de tecnologias e recursos para a TV 2.5 e a TV 3.0 desenvolvidas com apoio do Fórum SBTVD. O secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom), Wilson Wellisch, e sua equipe visitaram o stand para conhecer as tecnologias disponíveis em demonstração.

Secretário de Radiodifusão do MCom, Wilson Wellisch, e equipe no stand do Fórum SBTVD / Créditos: divulgação

Na parceria da organização com empresas, a EiTV exibiu o DTV Play, uma implementação do perfil D do middleware Ginga. Já a Fraunhofer fez a primeira demonstração do VVC (Versatile Video Coding) em dispositivo móvel combinando com o MPEG-H áudio.

O setor acadêmico apresentou o resultado dos trabalhos em pesquisa e desenvolvimento para a TV 3.0. A equipe de P&D e o Grupo de Codificação de Aplicações, ambos à frente da Fase 3 do Projeto TV 3.0, demonstraram versões iniciais de diferentes casos de uso, incluindo experiência de TV baseada em aplicativos.

O grupo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) exibiu recursos de interatividade com o uso de legendas e LIBRAS em dispositivos de segunda tela sincronizados com a TV. Concluindo o ciclo de demonstrações no stand do Fórum SBTVD na SET Expo 2023, o time da Universidade Federal Fluminense (UFF) apresentou tecnologias de TV multissensorial, multimodal e realidade virtual.

A expectativa do Fórum SBTVD é trazer estudos de casos de uso, aspectos de desenvolvimento dos testes e padronização da tecnologia para a TV 3.0 já na próxima edição da SET Expo, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de agosto de 2024 em São Paulo. 

0ff200e2-6ad9-4f41-bf33-1e2a1a48ab1e

0ff200e2-6ad9-4f41-bf33-1e2a1a48ab1e

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar

Não fique de fora - Inscreva-se Agora!

Vagas limitadas para a comunidade exclusiva! Receba promoções antecipadas, conteúdo premium e muito mais. Inscreva-se agora para garantir seu lugar entre os privilegiados.

Seus dados não serão comercializados ou compartilhados.

Obrigado por assinar!

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup