Sim há uma explicação: entenda o fenômeno do vestido branco e dourado ou azul e preto

Assine nossa newsletter

A Internet parou nesta sexta para discutir a cor de um vestido. Se ele é Branco e Dourado ou Azul e Preto. Se você é deste planeta deve ter esbarrado nesta discussão. Mas aqui tem um resumo.
A galera  claro não perdoou a polêmica

 

Assine nossa newsletter


 Mas qual é a cor certa?

É bem provável que ela não exista. Quem explica é o especialista no assunto Beau Lotto: Optical illusions show how we see – dá pra ligar legendas em português no canto inferior esquerdo do vídeo depois de dar o play(aqui tem a transcrição do vídeo em português). Há também que diga que é uma brincadeira ou mais um viral.

Mas você entende mesmo como as cores são compostas?

Esta é uma boa oportunidade para este tipo de discussão.
O cérebro compõe as cores por vários fatores, entre eles contexto, similaridade, iluminação e memórias anteriores. Se você viu uma cor ou outra não se preocupe, assistindo o vídeo abaixo você vai ver que isso é normal.



Jesus Cristo na foto

O mesmo vídeo do Beau Lotto explica a suposta imagem de Jesus Cristo que “teria aparecido” no casamento da atriz Fernanda Souza. Com o contexto, cores e luzes você consegue enxergar o que quiser.

Ilusionistas, golpistas e pessoas treinadas podem enganar o seu olhar, então tome cuidado porque nem sempre o que você é de fato o que é.
UPDATE: E o site Mashble fez um teste que compra que a foto teve uma superexposição – portanto o original seria  possivelmente azul e preto (de acordo com o site) , confira.
E você viu qual cor no vestido?

LEIA TAMBÉM

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.