TeamViewer na luta contra o câncer infantojuvenil no Brasil
Fundada em 1994 pela engenheira Sônia Neves e seu esposo Chico Neves, que no início dos anos 90 viveram a tragédia de perder o filho mais novo para o câncer, a Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro é a primeira organização sem fins lucrativos do Brasil e da América Latina a dar atenção integral e gratuita, com hospedagem, alimentação e transporte, a crianças de 0 a 18 anos em tratamento de neoplasias em hospitais conveniados.
Localizada
no bairro do Maracanã, a Casa segue os padrões internacionais de instalação e
operação ditados pelo projeto social Casas Ronald, da rede de lanchonetes
McDonald’s. A estrutura é invejável, capaz de dar hospedagem
a 57 crianças acompanhadas de um parente próximo. A Casa é
dividida em dois prédios na Rua Pedro Guedes. O da hospedaria
oferece quartos modernos e confortáveis, integralmente adaptados às
necessidades dos pacientes, além de quatro refeições diárias, atividades
recreativas e apoio psicológico. Microonibus saem de hora em hora para levar as
crianças para consultas e sessões de quimioterapia, radioterapia e
fisioterapia. Do outro lado da rua, o segundo prédio acomoda os departamentos
Financeiro, Comunicação e Desenvolvimento Institucional, entre outros
voltados à administração. No total, mais de 50 funcionários se dividem
entre os dois imóveis – e a instituição conta ainda com um número superior a
300 voluntários, a maioria alocada na hospedagem e nos cuidados com as
crianças.
Daniel Gadelha é um ex-voluntário que se encantou
com o trabalho da ONG e hoje integra como profissional formado em Desenho
Industrial, Design Gráfico as equipes de Comunicação e Desenvolvimento
Institucional da Casa. Entre suas funções está a criação dos
materiais de comunicação e de artes gráficas para uso interno e eventos.
Para otimizar o trabalho, Daniel precisava de uma ferramenta para acessar seus projetos quando em reunião ou eventos fora do escritório. Apaixonado por computadores desde criança, ele encontrou no software de acesso remoto TeamViewer, da companhia alemã homônima, a solução perfeita para suprir suas demandas. “Além de poder logar e acessar remotamente computadores de qualquer lugar e em qualquer horário, seja via PC, laptop ou dispositivos móveis, o TeamViewer é seguro e provê uma excelente qualidade das imagens – requisito fundamental para o trabalho que faço na Casa”, revela o criativo.
Outro
ponto forte do TeamViewer é a velocidade de resposta da ferramenta, sem delay,
durante o acesso remoto. “É um programa rápido, seguro, extremamente intuitivo
e tem um suporte incrível a multimonitores e múltiplas janelas – e olha que eu
trabalho com três monitores na Casa Ronald e com outros dois quando estou em
casa”, diz Daniel.
Além do departamento de Comunicação e Desenvolvimento Institucional, o
TeamViewer está presente em outros setores da Casa. A própria
presidente, Dona Sônia, de 64 anos, é uma grande entusiasta do TeamViewer 14,
que usa de sua casa para aprovar pagamentos e acessar documentos relacionados
ao Financeiro. “Há pouco tempo ela soube que existe uma versão
mobile do programa e já pediu uma aula, dizendo que está ansiosa para usar
o TeamViewer no celular”, revela Daniel.
Rapidez e EstabilidadeA implantação do TeamViewer na Casa Ronald foi
realizada por Edilson Martins Junior, Assistente de TI que atua há 3
anos na instituição. Segundo ele, o procedimento foi fácil, rápido e
intuitivo. A primeira fase contemplou 13 computadores, 1 notebook e dois
celulares. Já a segunda, programada para um par de semanas, será realizada em
dispositivos móveis.
Atualmente, cerca de 70 pessoas são usuárias TeamViewer nos departamentos de
Comunicação, Financeiro, Gerência e TI, além de Presidência, Diretoria,
Conselho (dentro e fora da instituição) e Secretaria. As tarefas
desempenhadas são as mais variadas possíveis, desde transferência de arquivos e
aprovações do financeiro e do sistema de estoque a conferências, produção de
artes e suporte, entre outras. “É gratificante e extremamente produtivo saber
que posso agora fazer tudo da minha sala, sem necessidade de ir de um prédio ao
outro para resolver problemas como instalação de impressoras e drivers e atualizações
de sistemas, entre outros”, diz Junior.
Para o assistente de TI, a estabilidade e a rapidez do TeamViewer são fatores
que fazem da solução a mais avançada do mercado, “muito superior aos
concorrentes”. Outros destaques ficam por conta da economia de tempo e dinheiro
e o aumento da produtividade. “O TeamViewer facilita nossas rotinas de
trabalho e nos ajuda a poupar tempo e recursos para que possamos focar ainda
mais em nossa missão de oferecer qualidade de vida para crianças e adolescentes
em tratamento de câncer”.
Daniel
Gadelha, do setor de Comunicação e Desenvolvimento Institucional, vai
além. “Gosto de pensar que o TeamViewer já faz parte da nossa história, afinal
cada arte que faço e que nos ajuda nos projetos que sustentam nosso trabalho e
a Casa Ronald tem um pedacinho da solução”.
Finn Faldi, Presidente da TeamViewer Américas,
também comemora a parceria. “Estamos muito felizes por nossa
tecnologia estar ajudando a Casa
Ronald McDonald do Rio de Janeiro em seu incrível trabalho de combate ao câncer
infantojuvenil no Brasil”, diz o executivo. “Este
é outro exemplo de como o nosso programa TeamViewer for Good está tendo um
impacto global positivo ao apoiar importantes instituições de caridade locais”.