Ir para o conteúdo

Tecnologias Negras no Sesc São Paulo

Durante o mês de outubro o Sesc São Paulo realiza Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras, uma ação que reúne artistas, cientistas, criadores, mestres populares e pesquisadores negros e negras para compartilharem seus conhecimentos por meio de bate-papos, palestras, encontros, cursos e oficinas que acontecem nas unidades de todo o estado.

Por meio de atividades práticas e reflexivas, saberes como Tecnologias Africanas na Construção de Moradias, Afrogames, Modelagem em Argila a partir da Arte Dogon, Moda Afro-brasileira – Racismo e Criação, Percussão, Escrita Afrofuturista, Desenho de Modelo Vivo com Corpos Negros, Reconhecimento Facial – Processamento de Imagens e Questões Raciais, Empreendedorismo Negro serão abordados na terceira edição do Tecnologias e Artes em Rede, programação que mobiliza todos os 37 ETAs (Espaços de Tecnologias e Artes) das unidades do Sesc.

Afonsinho Menino, DiCampana Fotocoletivo, Fábio Kabral, Fióti, Hudson Rodrigues, Ike Banto, João Simões, Luciane Ramos, Marcelo D’Salete, Mestra Alcione (MG), Mestra Cristina (RJ), Mestra Janja Araújo (BA), Sonia Guimarães, Tiganá Santana e Walter Firmo são alguns dos profissionais e grupos que irão ministrar mais de 150 atividades, em sua maioria gratuitas, que contemplam cinco eixos temáticas:

Tecnologias Ancestrais – Tradicionais, da Palavra e ManuaisAbordagens que retomam ou atualizam habilidades, técnicas e saberes antigos, ou ainda relacionados a práticas, memórias e histórias orais.


Tecnologias Digitais e ContemporâneasPráticas desenvolvidas utilizando recursos elétricos, eletrônicos e de informática, ou reflexões e discussões relativas à atualidade.


Afrofuturismos, Distopias e UtopiasEstéticas e filosofias culturais que refletem e discutem representações e realidades de pessoas negras em diálogo entre passado, presente e futuro, utilizando cosmovisões africanas, ficção científica, mitologias e realidade fantástica.


Tecnologias Invisibilizadas e de ResistênciaConceitos e técnicas desenvolvidos por pessoas negras que foram sistematicamente apagados ou ignorados na história da humanidade e que buscam fortalecê-los e potencializá-los na atualidade.


Estética, Crítica e História da ArteReflexões e práticas ligadas ao campo das artes visuais que podem, ou não, promover discussões a respeito de relações étnico-raciais.

Com expectativa de alcançar mais de 3 mil pessoas, Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras complementa os temas abordados nas duas edições anteriores da ação – As Mulheres e as Tecnologias, em setembro de 2018, e as Tecnologias Livres, em junho de 2019 –em uma ação que intensifica o trabalho educativo de promover a reflexão, a pratica e o aprendizado oferecido regularmente nos ETAs do Sesc São Paulo.

Sobre o Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc São Paulo

O Sesc São Paulo conta com 44 unidades, em sua maioria centros de cultura e esporte, que desenvolvem programações em diversos formatos e linguagens, entre eles, os cursos e oficinas de artes visuais e tecnologias.

Nessa ampla rede de ação socioeducativa, 37 unidades dispõem do Espaço de Tecnologias e Artes, o ETA. Tratam-se de salas-laboratório dedicadas a práticas de viés educativo que utilizam suportes tecnológicos e/ou digitais. Orientando as ações do ETA, o Programa de Tecnologias e Artes propõe a intersecção de materiais, processos e inspirações provindos de diversos contextos – o que inclui os fazeres realizados, por exemplo, na garagem do avô, no ateliê do artista, nos hack, fab e media labs, e também nos maker e tinker spaces.

Com isso, busca-se explorar as mais variadas possibilidades das mídias digitais, com destaque para: fabricação digital, software livre, hackerismo, cultura digital, audiovisual (som, vídeo e luz), fotografia, design, inclusão e letramento digital, editoração, animação, moda, marcenaria, games e inovações na cidade.

Para a realização de suas atividades, o ETA conta com uma equipe de educadores especializados que propõem cursos, oficinas, vivências e instalações. Ao fazê-los, procuram valorizar a convivência, a diversidade, o protagonismo, a autonomia e a reflexão criativa e crítica. A fim de potencializar ainda mais suas ações, o ETA convida artistas, educadores e pesquisadores para desenvolver propostas e cursos específicos.

Programação completa de todas as unidades: sescsp.org.br/ETAemRede

Programação completa no Sesc Avenida Paulista

Eixo: Tecnologias Digitais e Contemporâneas

Reconhecimento facial, processamento de imagens e questões raciais

Bate-papo com Gabriela Mattos, Hudson Rodrigues e Tiago Pimentel

Retrospectiva histórica do desenvolvimento das tecnologias de processamento de imagens e de reconhecimento facial, seus principais embates e como as irregularidades no funcionamento dessas práticas impactam a sociedade e a atuação do serviço de segurança estatal.

Quando: Dia 5 de outubro. Sáb., 14h30 às 17h30.

Classificação: 12 anos.

Local: 4º andar – Tecnologias e Artes.

Ingressos: Gratuito. Inscrições 30 minutos antes da atividade.

Machine learning, algoritmos e mecanismos de discriminação

Bate-papo com Fernanda Monteiro, Rodolfo Avelino e Tarcízio Silva

Discussão sobre como as ferramentas de automatização computadorizada de decisões e escolhas, ainda que tenham um ar de neutralidade, podem ter vieses ocultos, que incorporam e reforçam preconceitos presentes em nossa sociedade.

Quando: Dia 19 de outubro. Sáb., 14h30 às 17h30.

Classificação: 12 anos.

Local: 4º andar – Tecnologias e Artes.

Ingressos: Gratuito. Inscrições 30 minutos antes da atividade.

Diversidade e Formação de Desenvolvedores de Tecnologias

Bate-papo com Patrícia Cornils, Rafael Bantu e Silvana Bahia

Quais são os impactos que a ausência de diversidade na formação profissional dos desenvolvedores de tecnologias pode ter em uma sociedade com camadas de diversidade muito maiores do que esses ambientes?

Quando: Dia 26 de outubro. Sáb., 14h30 às 17h30.

Classificação: 12 anos.

Local: 4º andar – Tecnologias e Artes.

Ingressos: Gratuito. Inscrições 30 minutos antes da atividade.

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista

Facebook: facebook.com/sescavpaulista
Instagram: @sescavpaulista

App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista