Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Número de ouvintes de podcasts cresce 23% em 2015

De acordo com o último estudo The Infinite Dial 2016, da Edson Research e publicado em março, 98 milhões de norte-americanos já ouviram podcasts – número equivalente a 36% da população dos EUA com mais de 12 anos. Destes, 57 milhões, ou 21% da população, afirmou aos pesquisadores ter ouvido ao menos um podcast no mês anterior, um crescimento de 23% em relação ao estudo de 2015.
Estes números demonstram que a mídia já rivaliza, em penetração, com as grandes redes sociais. De acordo com a Pew Reasearch, 20% dos adultos norte-americanos usam o Twitter – número menor do que aqueles que ouvem podcasts. Já o Instagram possui uma penetração de 24%, de acordo com o mesmo estudo.
“Os podcasts estão consolidados como uma mídia com ótimos conteúdos e boa penetração em todo o mundo”, afirma Silmar Gemeria, diretor executivo da Prótons (www.agenciaprotons.com.br), primeira agência 100% focada em podcasts no mercado brasileiro. “Não temos, infelizmente, uma pesquisa tão abrangente sobre o mercado de podcasts no Brasil, mas ainda assim o crescimento é perceptível. O SciCast, um dos nossos principais programas, saltou de 100 mil downloads semanais para 300 mil em um ano, um crescimento de 200%. É muita coisa”.
Outro dado relevante informado pelo estudo The Infinite Dial 2016 é que 27% dos ouvintes de podcasts nos EUA possuem entre 12 e 24 anos, enquanto 25% estão na faixa entre 25 e 54 anos. “Esta não é mais apenas uma mídia de jovens e early adopters”, comenta Juliana Vilela, gerente comercial da Prótons. “Nosso público cresceu, com pessoas de diversos perfis e faixas etárias encontrando conteúdos relevantes para si”.
“Podcasts podem ser ouvidos em qualquer lugar. No celular, no carro, no computador, no tablet, na TV… Somos, sem dúvida alguma, os sucessores do rádio no sentido de trazer conteúdo em áudio a qualquer hora, em qualquer lugar”, resume Silmar. Até por isso, quem é “fisgado” pelos podcasts acaba apaixonado: os 35 milhões de norte-americanos que afirmam ouvir a mídia semanalmente acompanham uma média de cinco podcasts a cada sete dias.
Sobre a Prótons
Criada em 2015, a Prótons surgiu a partir da necessidade de monetizar o conteúdo dos podcasts por meio de anúncios, fazendo a ponte entre esses produtores de conteúdo, agências de publicidade e anunciantes. Além disso, a empresa presta consultoria para podcasters que querem se profissionalizar. Atualmente, a agência tem como clientes os podcasts SciCast, RapaduraCast, Jogabilidade, Mundo Freak, Canal 42, Papo de Gordo, Café Brasil e MeiaLuaCast, entre outro importantes, com uma média de 700 mil downloads semanais.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar