Testamos e fizemos a avaliação do Volkswagen Virtus o Sedã para quem curte tecnologia.
Avaliação Volkswagen Virtus
Eu sou uma pessoa nerd. Muito nerd e adoro firulas tecnológicas. E pode ser um detalhe bobo, mas é maravilhoso usar o sistema sem chave do Virtus. Desde que a chave esteja por perto (no bolso por exemplo) você pode abrir e fechar o carro sem a chave. Para abrir basta fazer o movimento natural de pegar na maçaneta da porta.
Para fechar também basta encostar num sensor com o dedo.
Para ligar o carro é só apertar um botão. De fato tudo sem chave.
Cheio de sensores.
E por falar em sensor há vários deles espalhados pelo carro. Até sensor de calibragem de pneu. Eu nunca lembro quando tenho que calibrar o meu pneu e tenho a impressão de ser uma das tarefas mais chatas do carro. E pode parecer uma bobeira, mas ter um aviso disso é literalmente – o leitor me perdoe o trocadilho – uma mão na roda.
Mas há vários sensores de estacionamento e de segurança (para acionar os airbags). Há vários controles automáticos também como os de farol, ar-condicionado, chuva e posição de espelho retrovisor para a ré.
É o tipo de tecnologia que eu gosto porque elá está ali trabalhando para você sem que você perceba. Coloque tudo no automático e seja feliz. Foi o que eu fiz e funcionou bem.
O painel totalmente digital do Virtus é um escândalo de tecnologia. São dezenas de configurações que você customiza no sistema de infotainment. Dá pra colocar o mapa no painel principal junto com o velocímetro. Ou o mapa do lado e as instruções no meio, e ainda dá para salvar seu perfil. Assim o marido pode ter um painel e a esposa outro sem susto. Só a um toque do botão.
O sistema de navegação deu conta do recado em todos os testes que fizemos mas o sistema de reconhecimento de voz as vezes te deixa na mão: em mais de um teste ele não reconheceu a rua que eu queria ir. Mas digitando vai tudo bem. Os controles digitais se ativam com o passar da mão na frente da tela e por lá dá pra controlar várias funcionalidades do Virtus.
Deu dúvida? Chama o Watson.
A empresa deixou uma das tecnologias mais interessantes – por enquanto – fora do carro. Trata-se do sistema de inteligência artificial cognitiva da IBM o Watson. Não entendeu nada? Eu explico. O Watson é um programa de computador que simula a inteligência humana tentando ficar com a linguagem mais parecida com a que usamos no dia a dia.
Então é só você instalar no seu celular o app Meu VW (ele só funciona com o número do chassi do Virtus: então não vai funcionar com outros carros e sem o Virtus correspondente) e aí perguntar coisas sobre o carro. E ele vai te dar a melhor resposta para sua pergunta.
Nos nossos testes eu tive que calibrar o pneu do carro e logo na primeira resposta ele já me deu a informação correta. Das cerca de 15 perguntas que eu fiz ele acertou as 15. UAU Volkswagen.
Também dá para tirar foto de uma luz que tenha acendido no painel e o manual vai te explicar o que é aquela luz.
Imagina quando isso for dentro do carro? Imagina Volkswagen??? Hein.. Hein…
Mas e aí Armindo vale a pena ter um Volkswagen Virtus?
Eu estou acostumado com carros mais urbanos tais como os compactos e sub compactos, mas confesso que o Virtus foi a melhor experiência que eu tive com um carro em toda a vida. Todo o sistema trabalha para que você tenha a melhor experiência possível. Nos nossos testes somente os comandos de voz e o pareamento com o Android Auto não funcionaram bem, mas a conexão com o celular se dá de uma forma muito natural e fazer e receber ligações é muito tranquilo. O sistema de navegação do carro funcionou em todos os nossos testes de forma surpreendente.
Com tantas funcionalidades tecnológicas legais o Virtus é o carro ideal para quem quer ter um sedã compacto e moderno e fugir do estigma do carro de tiozão. O motor TSI dá conta de sobra do recado mesmo na estrada, na subida e com o ar-condicionado ligado no último.
Na minha opinião trata-se do melhor carro nessa categoria e portanto a melhor compra nesse segmento. E sim já deixou saudades.
O Blog do Armindo testou o Virtus a convite da Volkswagen. Todas as fotos que você viu aqui foram tiradas no uso do carro, sem tratamentos ou retoques.
source