Ubisoft lança campanha contra toxicidade nos games estrelada pelo Rei do Kuduro
“Para com uaisso. Quem briga muenos, ganha muais. Jogue com respuaito!”. Com essa frase do mestre Príncipe Ouro Negro, a Ubisoft Brasil acaba de lançar uma campanha contra as violências verbal e psicológica entre jogadores de games on-line. A iniciativa consiste em uma série com 12 vídeos divertidos protagonizados pelo cantor e humorista angolano também conhecido como Rei do Kuduro, que viralizou com a sua personalidade cômica e sua fala característica cheia de mensagens positivas.
A série é batizada “Jogue com Respeito!” (ou com Respuaito! no linguajar do Príncipe) e tem como objetivo combater a toxicidade na indústria dos games. Para isso, a campanha lança mão de uma linguagem repleta de humor que será veiculada em três tipos de esquetes em vídeos: paródias de trends, conteúdos originais e filmes especiais de datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo. Em comum, o Rei do Kuduro como protagonista e o convite aos gamers para serem mais respeitosos dentro de seus games preferidos da Ubisoft, como Rainbow Six Siege e Just Dance.
Com seu estilo e forma de falar únicos, o Príncipe Ouro Negro destacou a iniciativa. “Em primuairo luguer, cuairo agradeçuir a Dueus por ser escolhuaido cosmo embaixaduir duaista magnuaífica campeinha. É usma uainra, usma alegruia e satisfaceum. Desde já, joaigue com respuaito com a Ubisoft. Não gostuei, nem asmei. Asduruei!” (sic). (Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus por ter sido escolhido como embaixador desta magnífica campanha. É uma honra, uma alegria e satisfação. Desde já, joguem com respeito com a Ubisoft. Não gostei, nem amei. Adorei!).
O conteúdo será veiculado em formatos para telas verticais e horizontais, nas redes sociais da Ubisoft. A ideia é que cada uma das peças ajude o espectador a identificar o que são comportamentos tóxicos dentro da comunidade e a lidar com eles. Dentro de um ambiente tóxico, a cooperação e a socialização em equipe podem diminuir.
A campanha “Jogue com respeito!” tem produção da Tocaia Filmes, foi gravada em São Paulo e conta com a participação de outros criadores de conteúdo, como Gianzetta. Guilherme Sarda, head de Comunidade da Ubisoft Brasil, destaca a importância da mensagem e a opção pelo conteúdo com humor “A toxicidade é um assunto que devemos trabalhar continuamente, e a ideia de ter o Príncipe Ouro Negro como embaixador da campanha veio tanto da sua posição como mensageiro de positividade como uma forma divertida de reforçarmos que, em especial nos ambientes online, quem perde tempo brigando, além de prejudicar o ambiente de todos, costuma ter piores resultados. É como o Príncipe diz na campanha: ‘Quem briga menos, ganha mais.’”
Um problema a ser combatido
Relatos de assédio e violência verbal em comunidades de jogos têm sido compartilhados há algum tempo. Uma pesquisa realizada pela ONG Anti-difamation League (ADL), em 2021, mostrou que um em cada dez jogadores entre 13 e 17 anos estão expostos a discursos violentos e tóxicos, especialmente contra minorias sociais. Ainda segundo a mesma organização, a violência dentro dos games afeta tanto a vida on-line como off-line dos players, indicando que o desempenho escolar de 8% dos norte-americanos diminuiu devido a abusos verbais constantes sofridos durante as partidas. Para combater essa prática, a Ubisoft já realiza, em parceria com a Riot (desenvolvedora do jogo League of Legends), um projeto de pesquisa para aprimorar o alcance de soluções de inteligência artificial, evitando interações tóxicas entre os jogadores. A “Zero Harm in Comms” visa criar uma base de dados que coleta informações sobre diferentes jogos com o objetivo de treinar uma IA que servirá como moderadora, excluindo qualquer dado nocivo antes mesmo de ele ser compartilhado.
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