Uma olhadinha na tecnologia que vai invadir sua casa na Eletrolar Show 2017

Assine nossa newsletter

Quem me acompanha sempre sabe que tenho ido visitar mais feiras nesse ano. Tem sido uma forma mais direta de ter contato com as marcas.
Esse aliás foi o maior balanço da minha cobertura da Eletrolar Show 2017: poder conhecer algumas marcas pessoalmente e principalmente seus equipamentos. É o caso dos celulares Positivo e Quantum que eu já até cheguei a falar aqui, mas nunca tinha colocado a mão.
Aproveito para parabenizar a assessoria D-Freire pela excelente infra e relacionamento com este blog e que me permitiram trabalhar tranquilo na feira e com todas as informações necessárias para isso.
Numa visão geral o que mais me chamou a atenção foi a consolidação do 4K no Brasil e na mesma onda a Semp que é uma marca de atuação tradicional aqui no Brasil e que recentemente passou por uma aquisição e agora vem com uma line-up interessante nesse segmento de TV´s, a paixão por trás da Positivo em criar tecnologias com preços acessíveis e a importância do design nos acessórios da i2go.
E algumas marcas continuam sendo babacas como sempre e como sempre não tem espaço aqui nesse blog.
Mas darei um detalhado abaixo.

Assine nossa newsletter

Visitando a Eletrolar 2017

Reconhecida como a maior feira B2B de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares e TI da América Latina, apresenta números densos, que crescem a cada ano. Criada com o conceito B2B, a Eletrolar Show tem abrangência internacional e se diferencia pela qualificada visitação. É a feira do segmento de eletroeletrônicos que mais cresce no País e apresenta, para o varejo brasileiro, tendências, lançamentos e tecnologia.
E lá fui eu celular na mão e muita curiosidade na cabeça. Nessas feiras tenho adotado a seguinte metodologia: eu vou e dou uma visão geral do evento e anoto aquilo que mais chama a atenção. Depois vejo todos os assessores e marcas que me relaciono e que portanto merecem uma atenção especial e por fim atendo os assessores que me procuram por conta do interesse em sair no Blog do Armindo.
E na Eletrolar não foi diferente. Assim comecei meu passeio pelo stand da Semp. A empresa é fruto de uma joint-venture realizada em meados de 2016 entre a brasileira SEMP, conhecida como a primeira empresa a fabricar um aparelho televisor no Brasil e uma das maiores de eletrônicos do país, com a multinacional chinesa TCL Corporation, terceira maior fabricante de TVs do mundo e quarta maior fabricante mundial de painéis.  E eu confesso que não tinha acompanhado essa movimentação toda da marca, mas ponto pro mercado brasileiro que ganha opções interessantes de aparelhos com tecnologia 4k.
Outro diferencial da marca é o sistema de SmarTV que já vem com GloboPlay embarcado e com um botão dedicado para essa solução.

Os modelos intermediários e premium contam ainda com AndroidTV embarcado dando ainda mais opção para os clientes. No stand pude ver pela primeira vez uma TV 8k e entender como temos ainda o que evoluir em qualidade de imagem e sim o nosso olho consegue ainda perceber o aumento dessa qualidade.
Por fim fui conhecer uma interface que trabalha com reconhecimento facial e de voz bem como aprendizagem cognitiva e inteligência artificial . Ainda só em inglês a marca tem planos para trazer para o português no ano que vem nacionalizando o modelo.
Já a Multilaser estava com um stand enorme, enorme mesmo, do tamanho do portfólio da marca que estava devidamente exposto num espaço belíssimo. Mas eu fui lá pra conhecer o Notebook Legacy. Eu fiquei surpreso com a qualidade do design e visual do notebook que deve estar disponível a partir de agosto. Agora o que chamou a atenção mesmo foi o smartphone MS que possui uma bateria de 4.500 mAH chamada de Monster Battery. Com ela 100% recarregada – de acordo com a empresa – o usuário terá tempo suficiente para até 18 horas de navegação em reses sociais e até 15 horas assistindo vídeos. Caramba!!!

A GE está a fim de acabar com a dor de cabeça de instalar coisas elétricas em casa. Com conhecimento zero é possível instalar um sistema offline de segurança com sensores diversos, faixas de led e luzes que funcionam com um simples toque ou passar na frente. Sem fios, sem alguém pra instalar. Tira da embalagem e cola no lugar e bazinga. Tá tudo funcionando. Eles também estão trazendo para o mercado uma tomada para carregar celulares: a) por que não pensaram nisso antes?; b) quero uma casa com certeza absoluta e o melhor dá pra carregar 4 ao mesmo tempo e de forma rápida. OMG!
 

 

No mesmo stand fui conhecer um pouco as estratégias de marketing da Aquarius do Brasil que faz o licenciamento da marca Masterchef. São cinco diferentes modelos de liquidificadores, seis torradeiras, três batedeiras, três mixers de mão, um multiprocessador e um grill, todos cuidadosamente desenvolvidos com alta tecnologia para atender aos chefs mais exigentes. O design moderno dos aparelhos com revestimento em aço inox prata, preto e vermelho dá um toque especial a qualquer cozinha.

Cada produto tem um opções de entrada e algumas um pouco mais premium garantindo assim que chefs de vários bolsos, gostos e habilidades possam usar. “O objetivo da Aquarius em parceria com a MasterChef em desenvolver um aparelho multifuncional com todas estas funções é trazer uma solução completa e inédita para o Brasil, com melhor custo-benefício”, afirma Marcelo Clemente, diretor comercial da Aquarius Brasil.

Você já deve ter esbarrado com a marca I2GO por ai. Eles vendem dentro de outras lojas aqueles acessórios que a gente precisa pro celular tais como cabos, carregadores e fones de ouvido. A marca lançou na Eletrolar Show 2017 sua linha jeans.

E pude conversar com porta-vozes da marca que mostraram o cuidado que eles tem tido para não ser apenas um fio genérico em algo com estilo e design próprio. A marca também comemorou o fato de já estar presente em 10.000 pontos de venda e para os próximos passos uma meta arrojada: estar a 1km de qualquer consumidor a qualquer momento.

O passeio pelo stand da Positivo foi o que mais me chamou a atenção por um item um pouco incomum num evento desse tipo: a paixão. A marca de fato quer ser uma empresa de aparelhos tecnológicos acessíveis para o maior número de pessoas e mesmo assim procurando design e qualidade até onde o orçamento permite. São celulares de entrada e portanto com preços bem atrativos e hardwares enxutos, porém focados na proposta da marca. Cada decisão ali é coerente.

Já a linha Quantum – que agora pertence à Positivo – apresenta celulares mais premium. Foi a primeira vez que tive contato com os aparelhos – uma reclamação antiga minha – e me pareceram bem robustos e que entregam bem o que oferecem pelo valor, porém por ser uma marca relativamente nova num mercado bem competitivo e com grandes players globais, ainda tem desafios para entrar no gosto do consumidor. E confesso que olharei com mais atenção essas marcas.
E pra acabar fui ver o carro elétrico da Tesla. E aí só fui dar uma olhadinha na cara dele e ver um pedacinho do futuro.

 

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.