Wladimyr Camargos, Bernardo Accioly e Pedro Henrique Mendonça unem expertise no direito esportivo e abrem escritório no Rio de Janeiro

Assine nossa newsletter

O coquetel de lançamento do Accioly, Mendonça e Camargos Advogados aconteceu nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, no Rio de Janeiro. O escritório terá como sócios Wladimyr Camargos e Pedro Henrique Mendonça, que já atuam juntos no Camargos Advogados, em Brasília, e Bernardo Accioly, além da consultoria de Danielle Maiolini e Heloísa Melo. O atendimento será focado em esporte profissional, e-sports, entretenimento e cultura, entidades esportivas, atletas, dirigentes, artistas e intermediários.

Wladimyr Camargos explica que o escritório no Rio de Janeiro complementará o atendimento especializado que já é oferecido em Brasília. “O escritório do Rio de Janeiro é é mais voltado ao esporte profissional, o entretenimento e a cultura e vem consolidar o trabalho que já fazíamos. Em Brasília, continuamos com o mesmo perfil, com foco principalmente no direito administrativo e entidades do terceiro setor, em entidades olímpicas e forte atuação perante ao TCU”, explica. 

Experiência
Para Wladimyr Camargos, o diferencial do Accioly, Mendonça e Camargos Advogados está na especialização dos atendimentos na área esportiva, além da assessoria na área de entretenimento e cultura. “É uma sociedade mais do que completa para atender a esses novos setores. Os dois escritórios estarão em atendimento integral aos clientes de Esporte, Cultura e Terceito setor”, ressalta o sócio, que foi relator da Comissão de Juristas do Senado Federal para elaboração do anteprojeto da nova Lei Geral do Esporte e presidente da Comissão de Estudos Jurídicos Esportivos do Conselho Nacional do Esporte.

Assine nossa newsletter


Pedro Henrique Mendonça destaca que a criação do escritório atende a uma demanda cada vez maior pelo direito esportivo. “Com o mesmo profissionalismo e excelência do escritório de Brasília, atuaremos no direito esportivo, focado no esporte profissional e voltado para atletas, clubes e tudo o que permeia esse universo. Sinto-me extremamente feliz e honrado por estar ao lado desses grandes profissionais, que apresentam uma vasta experiência na área”, reforça.

Completando o time de sócios, Bernardo Accioly traz na bagagem a participação bem sucedida na recuperação do Flamengo. “Em 2012, o time estava em estado pré-falimentar, e hoje voltou a ser uma das maiores potências do futebol sul americano”, diz o advogado, que passou seis anos e meio como diretor jurídico do clube, tendo acompanhado todas as etapas da reestruturação. “Sabemos que muitos clubes demandam por assistência do ponto de vista administrativo e jurídico, e o nosso objetivo é prestar um serviço de excelência, com um trabalho bastante especializado, permitindo a manutenção e consolidação desses clubes”.

Na consultoria, Danielle Maiolini atuará principalmente no acompanhamento de celebração, execução e término de contratos de atletas com clubes, e também contratos de comissões técnicas. “É uma felicidade muito grande poder trabalhar com uma equipe tão completa de profissionais, podendo contribuir com meus conhecimentos acerca de gestão de contratos esportivos e do mercado de e-sports, que é um nicho de mercado que só tende a crescer”, destaca a advogada.

A área de entretenimento do escritório Accioly, Mendonça e Camargos Advogados será atendida pela Dra. Heloísa Melo, que já é sócia da Camargos Advogados (Brasília).


Perfis

Wladimyr Camargos é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, UFG, onde leciona desde 2002. Advogado com atuação na área do direito esportivo e administrativo. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília – UnB. Chefiou a Consultoria Jurídica do Ministério do Esporte por cinco anos, quando trabalhou na redação e negociação dos anteprojetos de Lei Geral da Copa, das normas estruturantes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e decreto regulamentador da Lei Pelé. Relator da Comissão de Juristas do Senado Federal para elaboração do anteprojeto da nova Lei Geral do Esporte. Presidiu a Sociedade Brasileira de Direito Desportivo. Foi condecorado pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ com a medalha Prof. Ekel Miranda Raposo por sua contribuição ao direito esportivo e com o título de sócio-benemérito do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Atuou na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás entre 1999-2005, tendo chegado à função de Superintendente-Executivo, assumindo sua direção por seis meses como Secretário de Estado interino. Foi membro dos conselhos universitários da UFG e da UEG, bem como do Conselho Deliberativo da FUNAPE-UFG. Atualmente é membro da Conmebol.

Pedro Henrique Mendonça é advogado, sócio do Accioly, Mendonça & Camargos Advogados. Especialista em Direito Esportivo pela Universidade Cândido Mendes e em Direito Corporativo pelo IBMEC; LL.M International Business Law. Mestre em Direito Transnacional pela Universidade Católica Portuguesa (Católica Global School of Law). Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (seccionais do Rio de Janeiro e do Distrito Federal) e na Ordem dos Advogados Portugueses. Conselheiro da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo (SBDD), Membro da Associação Portuguesa de Direito Desportivo (APDD) e Membro do Conselho Editorial – Divisão América Central, do Sul e Caribe – da LawInSport.

Bernardo Accioly é bacharel em direito pela PUC/RJ, tem duas pós-graduações em Direito Corporativo na FGV e no IBMEC e está cursando atualmente o Global Master in International Sports Law no ISDE – Instituto Superior de Derecho y Economia, em Madri, na Espanha. Atuou como diretor executivo jurídico do Clube de Regatas do Flamengo nos últimos seis anos e tem mais de 20 anos de experiência, não apenas no direito esportivo mas também nos setores de aviação e telecomunicações. No Flamengo, participou das negociações das maiores transferências nacionais e internacionais de atletas do clube para o exterior e vice-versa. 

Danielle Maiolini é advogada esportiva. Legal Officer da E-Flix/Netshoes e-Sports. Colunista Semanal do Lei em Campo no Uol Esporte. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Procuradora do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol. Professora do Curso de Pós-Graduação em Direito Desportivo e Negócios do Esporte do Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN). Pós-Graduada em Direito pela Universidade de Coimbra. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.  

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.