Testei em primeira mão o notebook flagship da HP Elite Dragonfly G4 – ideal para CEOs, executivos e profissionais modernos
Durante cerca de duas semanas pude testar em primeira mão o novo HP Dragonfly G4, um notebook premium focado no mercado corporativo e em profissionais que são CEO’s, executivos e empresários em geral que viajam muito e precisam de uma solução que funcione bem no escritório, nos aeroportos e cafés.
Primeiro vamos falar sobre as especificações técnicas.
Normalmente não falo muito de especificações técnicas aqui no Blog do Armindo, acho importante pelo menos situar um pouco o leitor, justamente por se tratar de um equipamento premium. O modelo que testei tem as seguintes especificações:
Trata-se portanto um Intel i7 de 13º geração com 32 GB de Memória RAM e 512 GB de armazenamento SSD PCIe (sendo que 378 ficam realmente disponíveis). Esse processador conta com uma placa gráfica embutida Intel Iris e o Windows 11 Pro. Ele também possui ferramentas de segurança HP Wolf Security.
Possui tela de toque com 13,5 polegadas de diagonal e proporção de 3:2 com tela IPS, antirreflexo, 400 nits, 100% sRGB. Já a bateria possui 54W.
Há ainda uma versão comercializada aqui no Brasil com processador i5 e 16 Gb.
E o peso é de 0,99 Kg.
O equipamento também possui o recurso HP Sure View que protege que pessoas ao seu lado vejam o que está na tela e proteção de privacidade de webcam digital acionada no teclado, também no teclado conta com um sensor de impressão digital.
Passada as especificações técnicas, relato a seguir a minha experiência com o equipamento.
Unboxing do HP Dragonfly G4.
A HP é realmente muito preocupada com questões ambientais. Assim o equipamento vem numa caixa de papelão com impressão simples e 100% reciclável. Na caixa vem também o carregador e um guia rápido de instalação.
O modelo que eu testei veio com tomada em formato de 3 pinos, porém a assessoria de imprensa de HP me informou que os modelos vendidos no Brasil já tem a tomada adaptada e o teclado padrão brasileiro.
É um unboxing bem prático e simples e após as configurações do Windows você já estará com o equipamento em uso. É indicado aqui que você faça todas as atualizações sugeridas antes de usar. Então deixe atualizando de madrugada para já estar 100% pronto para o dia seguinte.
Design leve, robusto e elegante.
E a primeira pegada do Dragonfly é surpreendente. De fato ele é muito leve e, ao mesmo tempo, robusto.
Chama a atenção um equipamento com essas especificações ter esse peso e também espessura.
Sim, além de leve ele é muito fino. Isso o deixa incrivelmente fácil de transportar, seja para reuniões, viagens ou simplesmente para trabalhar em diferentes ambientes. É também elegante e adequado para qualquer ambiente profissional.
A tela tem bordas bem finas e os cantos arredondados.
Tela Inovadora com qualidade superior.
Passado a sensação do unboxing ao abrir o equipamento, a luminosidade e a qualidade da imagem chamam a atenção. A proporção de 3:2 permite visualizar mais conteúdo verticalmente, reduzindo a necessidade de rolar a tela. Isso é especialmente útil para leitura de documentos e navegação na web. Com antirreflexo e brilho de até 1000 nits, ele funciona bem em diversas condições de iluminação. Nos meus testes em diversos ambientes a qualidade surpreendeu.
Para quem trabalha com dados sensíveis e quer evitar olhares indesejados no conteúdo da tela ele tem o recurso HP Sure View – trata-se de uma tecnologia que ao acionar uma tecla, uma camada aparece na imagem e isso faz com quem esteja do lado não veja nada do que está na tela: só quem está na frente do visor e isso é criado com um efeito ótico. Na foto abaixo o monitor está ligado com o recurso, simulando alguém olhando pela lateral:
Tela simulando visão lateral | mesma tela vista de frente |
O notebook é para trabalho, mas caso você queira assistir uma série na Netflix, entre uma espera de embarque e outra, a qualidade da tela não vai decepcionar.
Na hora do trabalho as videoconferências com certeza terão uma qualidade melhor de imagem e mesmo num café de aeroporto na madrugada vai funcionar bem.
Mas com uma tela dessa qualidade será que o áudio vai bem?
Áudio e Comunicação – Bang & Olufsen
A qualidade de áudio do HP Dragonfly G4 é um show à parte, garantindo uma experiência sonora imersiva. Tudo isso com a qualidade assinada pela Bang & Olufsen com um som cristalino e de alta qualidade para chamadas, vídeos e músicas. Eu nunca usei nem testei um equipamento com essa qualidade sonora.
A Bang & Olufsen é uma empresa dinamarquesa de tecnologia de áudio de alta qualidade, conhecida mundialmente por seus produtos de som premium. Fundada em 1925, a marca se destaca pela excelência em design e performance sonora, sendo sinônimo de luxo e inovação no setor de áudio. Quando você vê o nome Bang & Olufsen em um produto, pode esperar um áudio excepcional, com clareza, precisão e profundidade.
Mas por que a HP investiu tanto em qualidade de áudio nesse equipamento? Justamente para oferecer uma qualidade superior em videoconferências, garantindo clareza na comunicação em qualquer ambiente. E isso se reflete não só no que é ouvido, mas também no que é falado durante as reuniões. O Dragonfly G4 vem equipado com microfones de longa distância com tecnologia de redução de ruído. Isso significa que suas chamadas de vídeo e áudio serão mais claras, sem interrupções ou ruídos indesejados do ambiente.
Com o HP Audio Control, você pode ajustar as configurações de áudio conforme suas preferências, otimizando o som para diferentes tipos de conteúdo, seja música, filmes ou conversas. Eu coloquei algumas músicas em alta qualidade para ouvir e nos primeiros segundos já dá pra sentir um som encorpoado e com riqueza de detalhes e não aquele som mais flat que normalmente encontramos em outros notebooks.
Segurança e Durabilidade – alinhado com os mais exigentes TI’s
O Dragonfly G4 vai bem tanto com o usuário, quanto com os times de TI’s das empresas. Isso porque ele vem com um pesado pacote de soluções focadas em segurança de dados.
Com o HP Wolf Security for Business, o equipamento conta com uma solução robusta que protege o dispositivo contra ameaças cibernéticas e emite alertas para deixar o notebook sempre atualizado com seus drivers. Além disso, o notebook foi testado conforme os padrões MIL-STD 810H, assegurando resistência e durabilidade em diversas condições.
Com a solução VPRO o TI da empresa tem uma série de camadas de controles adicionais, podendo fazer o total gerenciamento do equipamento enquanto ativo da empresa e também prestar suporte remoto. Para isso é preciso que o VPRO seja instalado a parte pelo TI que já conte com essa ferramente ativa no servidor.
Performance de Alta Qualidade.
Equipado com os mais recentes processadores Intel® Core™ de 13ª geração, o Dragonfly G4 oferece desempenho rápido e eficiente, capaz de lidar com múltiplas tarefas simultaneamente com um conjunto de memória que oferece maior velocidade e eficiência energética, além de um SSD Gen4 que permite que o equipamento esteja ativo assim que a tampa é levantada além de armazenamento rápido, garantindo acesso imediato aos seus arquivos e aplicativos.
Não é um equipamento para jogos. Apesar de ter uma placa de vídeo integrada, ele deve rodar de forma intermediária games como CS ou Fortnite, por exemplo. Jogos mais casuais para passar o tempo entre uma espera e outra devem ir bem.
Nos meus testes ele não esquentou a ponto de incomodar quando está no colo, apesar de ter sim alguns momentos com uma leve aquecida, mas nos meus testes nada que me chegou a incomodar.
Testes com bateria.
Para testar a bateria eu coloquei um vídeo de altíssima resolução rodando em tele cheia em looping com o brilho máximo da tela. Nessa condição a bateria durou pouco mais de quatro horas, assim dá para dizer que ele consegue ir sem carregar por um dia de trabalho com 8 horas ou um vôo com essa duração, se o notebook for usando o tempo todo durante toda viagem, ajustando o brilho pela metade.
Aqui é bom lembrar ao leitor que é um parâmetro bem relativo e vai depender dos usos de cada um, como, por exemplo, uso do brilho da tela, dispositivos bluetooth conectados entre outros.
A boa notícia é que com o carregamento rápido em meia hora é possível conseguir uma carga suficiente para o uso até o próximo voo chegar.
Conectividade e Versatilidade.
Para quem precisa de conexão rápida e estável, o Dragonfly G4 oferece suporte ao Wi-Fi 6E e opcionalmente ao 5G, garantindo acesso à internet em alta velocidade onde quer que você esteja. Além disso, possui portas Thunderbolt™ 4, que permitem conexões rápidas e versáteis com uma variedade de periféricos e acessórios.
Há ainda uma porta HDMI e uma saída para fone de ouvidos com fio. Confira todas as conexões:
Preocupação com sustentabilidade.
A HP é uma das empresas de tecnologia que mais se preocupa com questõe ambientais. E aqui nesse equipamento não poderia ser diferente. As séries HP Dragonfly contêm 90% de magnésio reciclado e 5% de plástico destinado aos oceanos. O HP Dragonfly G4 também contém matéria-prima biocircular.
Conclusão.
Para fazer esse review é importante ter em mente que o foco desse notebook é no mercado corporativo e em profissionais que são CEOs, executivos e quem precisa viajar com muita frequência, principalmente vivendo nos aeroportos. Isso porque ele é leve e fino, indo bem nas mochilas e colos sem atrapalhar o colega do lado.
Assim o HP Elite Dragonfly 13.5 G4 é mais do que um simples notebook; é uma ferramenta poderosa para profissionais que valorizam desempenho, mobilidade e segurança. Seja para o trabalho remoto, reuniões presenciais ou viagens de negócios, este dispositivo está pronto para atender todas as suas necessidades com elegância e eficiência. Além disso, com suas funcionalidades de segurança, atende os mais exigentes Ti’s das empresas, tendo camadas de segurança que permitem que profissionais que trabalham com dados sensíveis tenham mais tranquilidade ao fazer isso.
É um produto premium de qualidade superior e que entrega tudo que promete.