A tecnologia da FIFA para determinar quando é Gol pra valer

Assine nossa newsletter

Uma das grandes marcas da Rússia vai ser sem dúvidas o uso de novas tecnologias aplicadas ao futebol, como é o caso dos árbitros de vídeo ou VARS. Mas há uma outra tecnologia que está dando o que falar que é o indicador do gol.

Imagens: reprodução da internet/FIFA

Assim que todas as condições que permitem um gol acontecem o árbitro recebe uma vibração muito parecida com a vibração de um celular num relógio e a palavra GOAL no mostrador. Nos gols mais óbvios a tecnologia pode parecer não fazer sentido, mas naqueles em que não se sabe se a bola entrou mesmo ou não ou se passou toda a linha do Gol pode ser determinando para fazer justiça em campo.

Mas como isso funciona?

Assine nossa newsletter

Diferente do que alguns veículos tem noticiado não se trada de um chip na bola, mas sim de um cruzamento de imagens com um software específico que fazem uma superposição de imagens e determinam a posição em tempo real da bola. O vídeo abaixo (em inglês) explica o processo.

Imagens: reprodução da internet/FIFA

Outras tecnologias.

Também como mostrado no vídeo – aí sim – chips monitoram estatísticas de quem está em campo, como por exemplo, distâncias percorridas e batimentos cardíacos.

Imagens: reprodução da internet/FIFA

 

 

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.