Anitta "Will I See You" e a indexação no Youtube
Foi o tempo que a indústria fonográfica funcionava seguindo a lógica do álbum. Ao leitor mais novo vou explicar. Nem tão antigamente assim eram lançados CDs e antes deles (e aí sem bem antigamente) os LP´s. Estes por sua vez tinham uma limitação física de quantidade de músicas.
Então normalmente um álbum saia com pouco mais de dez músicas e normalmente “uma música de trabalho” que era a que seria trabalhada no rádio, TV e etcs.
Agora com o Spotify, lojas de música da Apple e Google não faz mais sentido fazer lançamentos assim. Era muito comum antes você comprar um CD inteiro com várias músicas ruins por conta de uma boa. A gente não tinha muita escolha. Agora de fato o artista pode lançar somente a “música de trabalho” e esperar que as pessoas consumam em alguma plataforma digital.
Porém essa lógica causa um desafio grande para as gravadoras que é ganhar dinheiro o maior tempo possível com cada artista uma vez que as paradas de sucesso mudam a cada instante. Não temos mais o disco no topo das mais pedidas dos últimos 3 meses.
Já estava acompanhando esse fenômeno lá fora e agora acabei de ver que a Anitta lançou uma nova música, logo depois de ter feito sucesso com uma e depois com outra. Bom não somos um blog de músicas, mas vou chamar a atenção do leitor de outra coisa, como a Anitta tem usado bem a estratégia ao entender e analisar o novo Ciclo de Vida do Produto musical.
Entendendo o CVP e como ele afeta um criador de conteúdo nos dias de hoje
O CVP é uma ferramenta amplamente conhecida pelos profissionais de marketing. Basicamente todo negócio no mercado nasce, cresce, amadurece e morre. E aí cada negócio e cada produto tem um timing diferente. Alguns negócios vão morrer tão rápido quando nasceram, outros vão ficar por décadas.
Hits no Youtube são assim também, todos eles tem um estágio de crescimento definido até uma certa estabilização e parece que a Anitta e sua gravadora tem acertado o timing de se manter sempre em evidência para o algoritmo e consequentemente para as pessoas.
Outro dia vi o Silvio Santos dizer para uma subcelebridade que se você fica 6 meses fora da TV vai ser esquecido. Arriscaria dizer que o mesmo pode acontecer para criadores de conteúdo para internet. Ficar um tempo fora do ar ou sem escrever, ou sem postar pode ser fatal numa época em que as coisas mudam tão rápido. Parece que a Anitta sacou isso muito bem.
Se a minha tese estiver certa, daqui a um mês tem vídeo novo dela.
Comentários estão fechados.