Cabify lança uma nova versão de seu app 100% acessível para pessoas cegas
A Cabify dá um passo à frente em suas soluções de mobilidade urbana e lançou este mês uma atualização de seu aplicativo 100% acessível a pessoas cegas. Como parte de seu compromisso em atender efetivamente às necessidades do transporte dos usuários, e da celebração do Dia Mundial da Deficiência, comemorada em 3 de dezembro, a Cabify possibilita que pessoas cegas contem com uma tecnologia e com um serviço completamente adaptado às suas necessidades. A empresa possui um compromisso em oferecer a todos um deslocamento pelas cidades de maneira segura, confiável e eficiente.
Natalia Gutierrez, Head Global de Impacto Sustentável e Segurança da Cabify destaca a importância deste projeto na estratégia da companhia: “Não há dúvida de que a mobilidade há muito a crescer e inovar, para que tenhamos um impacto positivo no design das cidades do futuro e nas atuais comunidades. Hoje, demos um passo adiante com o lançamento de um aplicativo 100% acessível para pessoas cegas. Como uma empresa de mobilidade, queremos fazer parte da solução e ajudar a superar as barreiras que existem para muitos usuários”.
Uma inovação mais humana a serviço de todos
O projeto de adaptação do aplicativo, liderado por um especialista cego, Jonathan Chacón, Engenheiro de Software Acessível da Cabify, contou com assessores também cegos que participaram ativamente no design e implementação desta nova versão do app, bem como de todo um programa de conscientização dos funcionários e motoristas parceiros. Foram mais de 300 mil motoristas e taxistas, por meio de campanhas, principalmente digitais, para tornar o serviço de mobilidade mais inclusivo. “A conscientização é muito necessária, pois o mundo da acessibilidade ainda é muito desconhecido e muitos de nós não sabemos como tratar uma pessoa com deficiência”, explica Chacón.
As modificações feitas na plataforma permitem que a função de leitor de tela, que reproduz, através da voz, o conteúdo visual de dispositivos móveis, possa agora ler o aplicativo Cabify, graças às modificações semânticas e de programação. Ao atualizar o aplicativo e ativar a função de leitor de tela em iOS e Android é possível que usuários cegos tenham 100% acessibilidade para se locomover de Cabify.
Esta iniciativa global, atualmente válida em todos os países em que a Cabify opera, faz parte de um projeto mais amplo de acessibilidade, pois, durante o ano de 2020, a empresa continuará avançando no desenvolvimento de tecnologias e serviços aplicáveis a outros perfis de deficiência: “Tenho analisado as oportunidades de melhora no aplicativo da Cabify e, no momento, estou trabalhando nas soluções. Classificamos essas melhorias em potencial em três etapas, sendo esta para pessoas cegas o primeiro passo. Aos poucos, estaremos gerando soluções adaptadas para pessoas com deficiência visual parcial ou cognitiva”, explica Chacón.
A Cabify já está avançando nas fases seguintes de seu roadmap com uma direção clara para trazer mobilidade mais inclusiva, eficiente e sustentável a todos os seus usuários por meio da inovação. Não surpreende que o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação seja uma das pedras angulares de sua atividade no setor, com o objetivo de tornar as cidades melhores lugares para se viver. Prova disso é que em 2018 a Cabify investiu em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) quase 30% sobre o valor de sua margem bruta, um número bem acima da média espanhola de investimento em relação ao produto interno bruto (PIB).