Comércio de São José dos Campos: "cenário ainda é pessimista"

Assine nossa newsletter

O Índice de Confiança dos Empresários, pesquisa realizada semestralmente pela Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, apontou para uma estabilidade do mercado, com uma advertência: o cenário ainda é delicado, refletindo o período de recessão pelo qual atravessa o país.
A pesquisa do Índice de Confiança do Empresário da ACI apresenta 90% de nível de confiança e 5% de margem de erro.
Pelo levantamento, 41% dos 265 empresários entrevistados têm uma visão otimista em relação à economia brasileira frente a 32% que acreditam que a situação deve permanecer a mesma e 17% que estão pessimistas.
Já em relação a São José dos Campos, a expectativa é diferente. Respondendo sobre suas expectativas para os próximos seis meses em relação ao município, apenas 23% dos empresários estão otimistas, frente a 49% que acreditam que não haverá mudanças e 19% que se declararam pessimistas.
021---Infografico
Vendas. Em relação às vendas do último semestre, 36% consideraram os números estáveis frente a 32% que classificaram as vendas como ruins e apenas 11% que definiram o movimento como bom. Para o segundo semestre de 2016, os índices oscilam pouco: 34% acreditam que serão as vendas serão boas, 36% acham que elas serão estáveis e 14% têm uma expectativa ruim.
Quanto aos investimentos, no entanto, existe um certo receio do empresariado local em razão da crise que ainda atinge o país. Somente 24% dos entrevistados afirmaram que vão realizar investimentos no segundo semestre de 2016, 21% não souberam ou quiseram avaliar e 36% disseram que é improvável a realização de novos investimentos.
“O panorama geral do resultado do último semestre não foi satisfatório e para os próximos seis meses, apesar de haver uma expectativa de melhoria, o cenário ainda é pessimista”, disse o presidente da ACI, Felipe Cury.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.