Dia do Orgulho Nerd: comunidade geek encontra no Twitter conversas sobre temas variados

Hoje, 25 de maio, é comemorado mundialmente o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como o Dia da Toalha – uma homenagem à icônica obra “Guia dos Mochileiros da Galáxia”, de Douglas Adams, e a comunidade nerd em todo o mundo encontra no Twitter uma das principais plataformas para conversar sobre temas de interesse.

Um dos pilares da cultura nerd, os games são um dos assuntos com maior repercussão no Twitter. Só em 2020, foram registrados mais de 2 bilhões de Tweets em todo o mundo sobre o tema – um crescimento de 75% em relação ao ano anterior. O Brasil foi o quarto país que mais falou sobre games neste período, atrás somente do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.

Dentre os games mais comentados, League of Legends (@LeagueOfLegends) segue como o número um do Twitter no país. Além de ser o jogo mais mencionado de 2020, por enquanto, já é o de 2021. Além disso, o Campeonato Brasileiro de League of Legends ( @CBLOL ) está constantemente em destaque na plataforma. O primeiro split deste ano gerou mais de 2,2 milhões de Tweets no Brasil, número que representa quase a totalidade do que foi registrado no ano passado inteiro sobre a competição. Confira os cinco games mais citados no Twitter no Brasil neste ano até maio:

1. League of Legends ( @LeagueOfLegends)
2. Genshin Impact ( @GenshinImpact)
3. Fortnite ( @Brasil_Fortnite)
4. Minecraft ( @Minecraft)
5. Garena Free Fire ( @FreeFireBR)

Os filmes e séries também são parte relevante das conversas geeks no Twitter. Neste ano, “Liga da Justiça”, de Zack Snyder, foi o longa mais comentado da plataforma no Brasil, seguido de “Pantera Negra” ( @TheBlackPanther). Considerando dados de todo o ano passado no país, “Os Vingadores” ( @avengers), outro filme do mesmo gênero, ficou no topo com o maior volume de conversas. Ainda sobre o mundo cinematográfico, o gênero “ficção científica” vem sendo o mais citado até o momento no Brasil em 2021.

Quando o assunto é séries, os destaques estão nas novidades da Disney+ ( @DisneyPlusBR): “Wandavision” e “Falcão e o Soldado Invernal” já contabilizaram mais de 1,2 milhão e 400 mil Tweets, respectivamente, no Brasil neste ano. Ambas já finalizaram suas temporadas de estreia, que eram disponibilizadas às sextas-feiras e geravam um grande volume de conversas na plataforma.

Outro tema de destaque que reflete a força da comunidade nerd no Brasil é o grande engajamento nas conversas sobre mangás. Desde o início de 2021, o gênero foi o mais comentado no país quando o assunto é literatura, contabilizando três vezes mais Tweets do que o segundo colocado – livros de culinária. Entre todos os comentários sobre livros, o mangá “Chainsaw Man” é o mais citado neste ano no Brasil. Além disso, os fãs das séries de mangás, como “One Piece” e “Boruto”, por exemplo, utilizam o Twitter para comentar os novos capítulos das histórias e geram grande engajamento sobre o tema.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.