É hora de parar de ignorar as preocupações com segurança móvel

Assine nossa newsletter

O que é VPN? É uma importante questão a ser respondida nos tempos atuais. A sigla VPN significa, em inglês, Virtual Private Network, em português, Rede privada virtual.
Usuários de internet e organizações ainda se preocupam em realizar instalações primárias de segurança. Dentre estas as mais utilizadas são: a instalação de antivírus e atualizações já necessárias dos softwares dos dispositivos que acessam a internet.
É importante lembrar que só isso não garante segurança nas comunicações realizadas pela rede mundial da internet. Por essa razão será apresentado neste artigo a importância e a resposta para a pergunta “o que é VPN”?
O que é VPN e sua importância
A VPN é uma forma de comunicação privada quando se utiliza uma rede pública como a internet, e que confere uma camada extra de segurança e protege seus dados. Pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples.
Os ataques de vírus e demais softwares maliciosos não acontecem apenas nos desktops, mas também nos celulares e tablets. Esses ataques têm crescido muito em dispositivos móveis, mas a preocupação com segurança com estes ainda é baixa.
Os dispositivos móveis, nos dias atuais, são movidos a aplicativos. Os crackers (pessoas com intuito de quebrar a segurança de sistemas e equipamentos) criam softwares maliciosos para invadirem os dispositivos atrás de dados sensíveis como cartão de crédito e acessos a contas bancárias, e para fazer isso utilizam aplicativos como isca, ou seja, você acha que está instalando um app ou jogo, mas enquanto utiliza o serviço está na verdade abrindo brechas de segurança no seu celular.
É perceptível que a forma mais utilizada para acessar a internet é através de aparelhos portáteis como, por exemplo: os smartphones, tablet, notebooks entre outros dispositivos móveis. Aonde quer que as pessoas estejam, estão conectadas à internet através de um desses aparelhos.
Por isso é essencial investir na segurança da comunicação para smartphones e demais dispositivos móveis. Leia até o fim este artigo e saiba como se comunicar com segurança em seus aparelhos.
Ameaças contra a segurança
A internet está cheia de ameaças e você realmente precisa ter cuidado para não ser a próxima vítima. Mas não se assuste, existem maneiras de se proteger delas. Mas antes disso vamos entender quais são os principais perigos.

  •  Malware: Esse nome é a abreviação em inglês de “malicious software”, sua tradução literal para o português seria software malicioso. Há diferentes variações de malware, como por exemploo mais famoso de todos: Cavalo de Tróia. O mais atual de todos que aterrorizou o mundo são os: Ransonware.
Assine nossa newsletter

O malware, de forma simplificada, é uma parte do software que foi previamente instalado no dispositivo. Ao ser executado o mesmo pode danificar seu aparelho ou ser usado para roubar informações armazenadas nele.

  •  Spyware: É também um software criado para roubar dados sem que o usuário saiba que isso ocorre. É uma forma silenciosa de ataque. As fraudes referentes às contas bancárias e transações financeiras não devidas aos spywares.

A definição de spyware mais simples é que uma vez instalado no dispositivo, o usuário passa a ser espionado. Dados, fotos, documentos entre outros ficam acessíveis às pessoas que coordenam essa ameaça.
Felizmente, como falamos anteriormente, existem diversas formas de se proteger das ameaças da internet. O bom senso nos diz que “prevenir é melhor que remediar”, e se você também concorda com isso deveria entender o que é VPN e como utilizar a mesma para se proteger.
VPN e sua relação com a comunicação segura
A comunicação em uma rede pública pode ser interceptada de diversas formas. Porém, com uma VPN essa comunicação pode ser feita de forma privada com total segurança, impossibilitando assim qualquer interceptação dos seus dados.
Empresas costumam se comunicar entre suas filiais localizadas em vários estados e países e para isso precisam de segurança. Muitos dados financeiros e confidenciais são repassados entre as filiais dessas empresas.
A forma de comunicação e transferência de dados é feita pela internet. Para garantir a segurança é aí que muitos buscam pela VPN. Saber o que é VPN é essencial para garantir a segurança das comunicações entre empresas e organizações.
Serve também para saber escolher a melhor qual provedor de VPN é o melhor para determinada empresa.
VPN é uma forma de se conectar a internet. Através dela é criado um canal seguro para troca de dados e informações entre computadores ligados àquela VPN. “Túnel” é a forma popular que a conexão VPN é conhecida.
As informações são repassadas através de criptografia, para manter a segurança. Criptografia é o processo de codificação da informação que só pode ser acessada por quem tem a chave. Essa chave pode ser um código que irá tornar a informação legível novamente.
Fique atento com a segurança
Visto que nem os dispositivos móveis estão livres dos ataques de softwares maliciosos fique atento. Sem investir em segurança os usuários de dispositivos móveis, sejam Android ou iOS, estão vulneráveis.
Conclusão
Vale lembrar que a escolha de uma boa VPN é essencial para garantir realmente a segurança da comunicação. Investir em uma boa segurança é importante para os negócios das pequenas e grandes empresas.
Hoje em dia há empresas em casa que fazem negócios pela internet via dispositivos móveis. Têm filiais, fornecedores fixos e afins que compartilham uma mesma rede de informações. Logo uma VPN é importante para o negócio.
Seja consciente, caso a informação seja um bem do seu negócio, a proteja hoje mesmo.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.