Ei você aí me dá um brinde aí lá lá lá lá
Quase ninguém fala isso abertamente, mas nos corredores o ranço rola solto com os “influenciadores digitais” de moda e beleza. É que começou no dia 8 e vai até o dia 11 a Beauty Fair. Lá os referidos influencers costumam chegar de sacola na mão já perguntando dos brindes, mas nem sempre se preocupando muito em conhecer a marca.
Vem daí o ranço dos assessores que tem que administrar uma leva de “pedintes virtuais” de toda sorte. É claro que eu não tô aqui generalizando, afinal tem muita gente boa atuando nessa área, mas algumas marcas tem dificuldades em separar o joio do trigo numa escala tão grande proporcionada pela Beauty Fair. Mas dizem que há de tudo: gente mal educada, gente que se acha, gente que dá piti. Eu hein…
Mas tem um motivo
Todo fenômeno social tem um motivo e aqui não é diferente. A indústria da moda descobriu um filão certeiro e extremamente barato que é falar com os micronanoinfluenciadores que falam bem de qualquer coisa que ganham sem critério nenhum (mais uma vez não estou generalizando). Assim se a empresa distribui digamos mil batons para “influenciadorxs digitais” que tenham mil seguidores no Instagram cada umx, a marca potencialmente pode falar com 1 milhão de pessoas. Se o preço de custo de cada batom for de R$ 1,00 (to aqui chutando um valor) a marca gastou isso para falar com um público realmente grande. É um negócio da China.
E nisso o mercado da moda e beleza faz bem: usar quem se deixa ser usado para fazer propaganda barata. E tome brinde. Mas vale também uma tacinha de proseco ou uma plaquinha pra fazer boomerang no Instagram.
Causa e consequência
Então o mercado hoje reclama, mas tira um bom proveito do cenário. Azar das centenas de pessoas que vão se “influenciar” simplesmente porque alguém ganhou um sampling, mas que nem sempre o produto é bom, só caiu na mão de alguém deslumbrado.
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