Ir para o conteúdo

0 %

Encontro da HP em Chicago mostra a tecnologia que impacta a vida das pessoas

A HP, uma das principais líderes globais em tecnologia, me convidou para acompanhar um evento em Chicago, estado de Illinois, nos Estados Unidos. O objetivo do encontro chamado APC (Amplify Partner Conference) era reunir os principais parceiros de negócios da marca para discutir os rumos da empresa e apresentar as novidades pensadas para o mercado. Também foram convidados analistas de mercado e a imprensa especializada de todo mundo, inclusive América Latina. E num domingo a noite, sai do aeroporto de Guarulhos para o evento.

Eu cheguei em Chicago por volta das 8 horas da manhã de segunda-feira. Foram cerca de 10 horas de São Paulo até lá. Coloquei minhas coisas no hotel e já fui andar pela cidade. Eu optei por usar um dos famosos trens locais. Eles não são muito diferentes dos nossos.

Uma das coisas que me chamou atenção é como os vagões passam muito perto dos prédios.

O Sistema de Trânsito de Chicago é o segundo maior sistema de transporte público dos Estados Unidos, atendendo a cidade de Chicago e a região metropolitana circundante. O Metrô de Chicago, também conhecido como “L” (elevado), oferece serviço de trem em oito linhas em toda a cidade e para muitos subúrbios próximos. Os ônibus de Chicago tem mais de 100 rotas. O Metrô Suburbano (Metra) é um serviço de trens que oferece transporte em 11 linhas para mais de 200 comunidades. Os números impressionam: são 1,5 milhão de viagens por dia de semana e isso inclui cerca de 731.000 viagens no metrô, 874.000 viagens no ônibus e 40.000 viagens no Metrô Suburbano. Tudo controlado pelo CTA (Chicago Transit Authority) que é a agência responsável pelo gerenciamento e operação do complexo sistema.

Minha parada foi na estação próxima ao Millenium Park que é um dos principais destinos turísticos da cidade de Chicago, localizado no centro da cidade, ao lado do famoso Magnificent Mile e próximo ao Lago Michigan. O parque foi inaugurado em 2004 como uma renovação do antigo Grant Park e rapidamente se tornou uma atração popular devido à sua ampla variedade de atividades culturais e recreativas.

Uma das características mais famosas do parque é a escultura “Cloud Gate”, também conhecida como “The Bean” (O Feijão), que é uma grande escultura de aço inoxidável que reflete a paisagem urbana ao redor. Os visitantes podem caminhar em torno da escultura, bem como tirar fotos de seus reflexos.

E eu aproveitei que estava por ali para experimentar a tradicional Deep Dish no restaurante Pizanos, um estabelecimento familiar. Trata-se de um tipo de pizza que é característico da cidade que diferente da pizza tradicional que conhecemos: mais alta, com bordas grossas e um recheio profundo e generoso, no meu caso pepperoni e linguiça. Ela é assada em uma forma redonda e profunda, geralmente de ferro, a massa é composta por uma crosta de pão de milho ou trigo. Leva cerca de 30 minutos para ficar pronta e é uma delícia.

Com o dia terminando antes de ir para o hotel eu parei em outro estabelecimento local para comer outro prato da região, o italian Beef no Steve’s Bite, um dos diversos pequenos varejos de comida que operam na região.

Meu segundo dia de explorar a cidade foi para conhecer o Grant Park que nessa época de inverno que eu fui não tem muitos atrativos, mas no calor oferece uma ótima opção de passeio.

Resolvi voltar a pé numa rua comercial e me deparei com diversos negócios locais que vão desde cafés até varejos que vendem de tudo e de forma bem segmentada.

A noite tivemos o encontro de todos os profissionais da imprensa que estavam no evento a convite da HP.

Um visual lindo e um pouco da culinária local, além de um presente especial, um fone de ouvido sem fio da marca Poly – marca que agora é da HP e oferece soluções muito interessantes para home-office e pequenos negócios.

E um esquenta do que veríamos nos próximos dias.

O começo do APC 2023.

O HP Amplify Partner Conference 2023 foi realizado no belíssimo McCormick Place Convention Center Chicago, um dos maiores centros de convenção dos Estados Unidos. Num auditório para mais de 1500 pessoas a empresa recebeu parceiros de negócios, analistas de mercado e imprensa especializada para mostrar sua visão de futuro.

O encontro começou com a fala do senhor Enrique Lores, President and CEO da HP Inc, que deu boas-vindas aos presentes e dissertou um pouco sobre o futuro da companhia. “Estamos num momento de um otimismo realista” falou o executivo ao mostrar um gráfico de vendas com números não tão animadores para o ano 2023, mas então a surpresa: ao esticar o gráfico para os próximos anos os números aumentam exponencialmente. “Historicamente após momentos de crise temos em seguida um crescimento” mostrando que a empresa sabe bem onde está e onde quer chegar e principalmente que fez sua lição de casa em se fortalecer e chamar para junto de si seus parceiros de negócios globais.

A tecnologia que impacta a vida das pessoas.

E ao ver a fala do senhor Enrique imediatamente lembrei das pessoas que eu encontrei nos trens, indo trabalhar numa complexa malha viária controlada por uma pesada tecnologia. Mesmo que essas pessoas não saibam grandes servidores gerenciam todo esse sistema integrado.

O pequeno comerciante está preocupado em oferecer a melhor refeição fresca e caseira para seus clientes, mas para isso ele precisa de um sistema de gestão do negócio que integra as vendas do balcão com o delivery para pessoas que estão trabalhando em modelo híbrido para suas empresas.

Longe de ser um desses eventos de inovação e tecnologia que são desconexos da realidade, a HP discutiu a tecnologia que impacta a vida dessas pessoas, mesmo que elas nem saibam disso.

E quais são as tecnologias que a HP pensou para as nossas vidas pós-pandemia? Quais são as reais preocupações que devemos ter nesses novos tempos? Como o trabalho híbrido vai mudar as nossas vidas? É o que falaremos nos próximos textos nesse especial sobre o evento HP realizado em Chicago.

*Eu viajei até Chicago a convite da HP.

http://blogdoarmindo.com.br