Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Geek Comunidade: Palafitacon tem 2ª edição dia 22/10 no Dique da Vila Gilda, em Santos

Santos se mantém, há anos, entre as cidades mais nerds do Brasil, segundo ranking divulgado em maio pela Amazon Brasil anualmente. A gigante do comércio eletrônico considera os dados de vendedores de marketplace nas categorias Eletrônico, Casa & Cozinha e Papelaria. A lista elenca municípios com mais de 100 mil habitantes e avalia a base per capita, a saída dos produtos e os downloads de livros digitais.  Durante todo o ano os santistas têm à disposição eventos e projetos geeks. É um segmento que fomenta a cultura, o turismo, a educação, é lúdico, envolve crianças, jovens e adultos, homens e mulheres. Encanta, envolve, e cresce cada vez mais.

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

Frequentar o universo geek, no entanto, demanda deslocamento e dinheiro. Alguns eventos são gratuitos, outros não. Mesmo nos gratuitos é preciso reservar verba para conseguir comprar quadrinhos, bonequinhos. Nem todos conseguem participar. O Dique da Vila Gilda, por exemplo, é a região de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Baixada Santista. Mais de 26 mil pessoas vivem sobre palafitas, à margem do Rio Bugre, na maior favela sobre palafitas do Brasil.

Com o objetivo de proporcionar a experiência do mundo geek a quem não tem chance de frequentar os demais eventos, aconteceu em 17 de agosto de 2019 a PalafitaCon. Idealizada pelo produtor cultural André Azenha, do CineZen Cultural (do Santos Film Fest), a convenção chega à segunda edição em 22 de outubro, um sábado, das 10h às 18h, ocupando as dependências da Escola de Arte e Cultura Plínio Marcos, no Instituto Arte no Dique. E agora passa a ser chamada Geek Comunidade: PalafitaCon. “Pretendemos, a médio ou longo prazo passar a realizar esse evento geek em outras regiões em situação de vulnerabilidade social, levá-lo aos morros, cortiços, área continental e, quem sabe, outras cidades”, ressalta Azenha.

“Em 2018 tivemos um vislumbre da importância em trazermos o mundo geek ao Arte no Dique no lançamento da Gibiteca no 3º Santos Film Fest, quando organizamos uma manhã inteira de atividades com cosplayers, distribuição de gibis, exibição de filme, etc. Centenas de pessoas participaram. Conversamos com membros do universo geek santista e todos se empolgaram com a oportunidade de democratizar ainda mais o acesso a este segmento”, destaca a diretora de produção do evento, Paula Azenha.

ATIVIDADES

Várias atividades estão confirmadas. A equipe do Dym Art Studio fará sketches (artes de personagens feitas na hora) gratuitamente aos interessados em dois horários: 10h30 e 16h. As pessoas poderão pedir o desenho do seu personagem preferido. Denis Dym Freitas é quadrinista que trabalha para o mercado de HQs dos Estados Unidos, com experiência nas principais editoras do ramo, Marvel e DC.

O projeto Contos Lúdicos será responsável pelas mesas de RGP e jogos de tabuleiros, indicados a todas as idades, a partir das 10h30.

Acontecerão palestras com Claudio Roberto Basílio, do blog Sobre Quadrinhos, e Sarah Campos, do site A Sah te Indica, espaço de games com apoio da Moove Games, contação de histórias com Camila Genaro, apresentação da Banda Netuno, com set list calcado em clássicos do cinema e das animações, oficina Youtube por um Dia, com a equipe Selo Criativo, sessões de filmes de super-heróis,  presenças de personagens Marvel, DC, Disney, Star Wars, etc, sorteio de gibis da Turma da Mônica, exposição em homenagem aos 20 anos do Homem-Aranha (com Tobey Maguire), 20 anos de Harry Potter e 10 anos de Os Vingadores, com desenhos da equipe Dym Art Studio. Outras informações da programação estão em www.geekcomunidadesantos.com.

A 2ª Geek Comunidade Santos: PalafitaCon é realizada através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com apoios da Moove Games, Festa Encantada, Cine Roxy, Spiders da Baixada, fã-clube oficial Star Wars Baixada Santista. O evento é produzido pelo Instituto Cinezen Cultural (criado em 2009). A equipe conta na direção com André Azenha e Paula Azenha.

Serviço:

2ª Geek Comunidade Santos: Palafitacon

Sábado, 22h de outubro, das 10h às 18h

Local: Arte no Dique: Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube, Santos.
Gratuito. Outras informações: www.geekcomunidadesantos.com,

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar

30 dias grátis - Inscreva-se Agora!

Vagas limitadas para a comunidade exclusiva! Receba promoções antecipadas, conteúdo premium e muito mais. Inscreva-se agora para garantir seu lugar entre os privilegiados.

Seus dados não serão comercializados ou compartilhados.

Obrigado por assinar!

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup