Huawei e UNESCO anunciam parceria de desenvolvimento de talentos digitais na América Latina

A Huawei fechou uma parceria com o Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (OREALC), que faz parte da UNESCO, nesta terça-feira para promover conjuntamente o desenvolvimento de talentos digitais na América Latina.

As duas organizações assinaram uma Carta de Intenções em um fórum online organizado por ambas nesta terça, e declararam que identificaram uma série de áreas de cooperação em potencial, como o desenvolvimento de habilidades digitais para mulheres e crianças e programas de alfabetização digital para professores.

A Huawei e a OREALC também trabalharão juntas para oferecer treinamento em habilidades digitais para populações vulneráveis. As empresas organizarão eventos como webinars e workshops para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento inclusivo de talentos digitais.

Em declarações no fórum desta terça-feira, Claudia Uribe Salazar, diretora da OREALC, disse que faz parte do objetivo da UNESCO contribuir para a promoção da educação inclusiva e que o esforço conjunto está em linha com o objetivo da entidade de procurar mobilizar a sociedade civil e o setor privado para o cumprimento de seus objetivos estratégicos em termos de educação.

“Desde o início da Pandemia, a UNESCO tem trabalhado ativamente com os Ministérios da Educação e tem feito parcerias com o setor privado para responder de forma eficaz aos seus efeitos, levando em consideração a diversidade de contextos e as realidades de nossa região. Estamos garantindo que o trabalho de campo está respondendo às necessidades específicas das comunidades locais e países, e está sendo implementado de forma participativa, colaborativa e consensual. As tecnologias de informação e comunicação estão sendo aliadas importantes na oferta de aprendizagem remota e flexível”, disse ela.

“A Carta de Intenções é o resultado de um trabalho de vários meses entre a UNESCO e a Huawei durante os quais ambas as instituições vêm compartilhando visões, experiências e planos para o futuro da Educação na América Latina e priorizando áreas de trabalho comum como as competências para professores em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).”

Catherine Chen, diretora da Huawei Technologies, disse que a Huawei investe no desenvolvimento de talentos digitais em todo o mundo e aumentou significativamente esse investimento nos últimos anos como parte de sua responsabilidade social corporativa.

“As habilidades digitais se tornaram um alicerce essencial da nova economia digital e um pilar importante da prosperidade futura”, disse ela. “Estamos felizes em encontrar parceiros que estão trabalhando pela mesma causa de crescimento do novos talentos digitais para o nosso futuro.”

“É importante que os setores público e privado trabalhem juntos pela causa do desenvolvimento inclusivo de talentos. Gostaríamos de ajudar a preencher a lacuna digital, um dos desafios mais importantes que enfrentamos nesta era”, acrescentou.

A OREALC foi criada em 1963 com o objetivo de apoiar os Estados membros na melhoria de seus sistemas educacionais, com a firme convicção de que a educação é um direito humano de todos ao longo da vida.

A Huawei tem promovido ativamente o desenvolvimento de talentos e educação digital inclusiva nos últimos anos por meio de projetos como o Seeds for the Future, seu principal programa de responsabilidade social corporativa, que já beneficiou mais de 100 alunos brasileiros e mais de 30 mil estudantes do mundo todo, de 126 países; e a Huawei ICT Academy, na qual fez parceria com universidades e faculdades em todo o mundo para ajudar a oferecer treinamento em tecnologias digitais e oferecer certificação para talentos em TIC. Participam da iniciativa 67 instituições de todas as cinco regiões brasileiras. Todas as instituições parceiras no Brasil e no mundo são convidadas a participar da ICT Academy Competition, competição realizada anualmente desde 2015. Esse torneio internacional oferece uma plataforma para estudantes aprimorarem seus conhecimentos teóricos e práticos na área de TIC, proporcionando uma rica experiência aos alunos.

A difusão de conhecimento qualificado e a capacitação profissional são muito importantes para suprir a demanda de mão de obra adequada para o setor de TIC. Não é por acaso que a Huawei investe para ajudar os brasileiros a se prepararem para atuar na área. Até agosto de 2021, a companhia montará 12 laboratórios espalhados pelo Brasil preparados para a prática de instalação de rede de fibra ótica. Este investimento estratégico reflete o compromisso da empresa em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura de 5G no Brasil e gerar oportunidades profissionais para os brasileiros. Em março, foi inaugurada a primeira unidade, no campus da UNISUAM, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Estão previstos mais três em parceria com o SENAI no DF, BA e TO.

Em 2020, a Huawei ainda ajudou muitos brasileiros que buscavam uma chance para voltar ao mercado de trabalho. Junto com parceiros, a empresa realizou a Huawei ICT Job Fair, uma feira online que ofereceu mais de 150 vagas de estágio e emprego na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Tais esforços estão em linha com seu princípio de construir conectividade e promover o desenvolvimento inclusivo e que visa fazer mais com os parceiros, disse a empresa.

A Huawei foi fundada em Shenzhen, China em 1987 e cresceu para se tornar o líder global de TIC no fornecimento de infraestrutura digital e dispositivos inteligentes.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. Há 23 anos no Brasil, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.