Instituto Claro dá início à semana de imersão do Campus Mobile com programação online e aberta ao público

Assine nossa newsletter

Começa hoje a semana de imersão da 9ª edição da Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo promovido pelo Instituto Claro, que busca estimular os estudantes universitários e recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do hub de inovação da Claro, o beOn, será totalmente virtual este ano, com parte das palestras e conteúdos aberta ao público em geral.

Durante toda a semana, os participantes selecionados terão a oportunidade de vivenciar uma série de palestras, mentorias, maratonas de programação e oficinas com professores, especialistas e profissionais de tecnologia e empreendedorismo do mercado brasileiro. O objetivo é incentivar a formação de talentos para atuar no segmento de conteúdo e serviços mobile.

“A cada edição do Campus Mobile reforçamos a missão do Instituto Claro como uma organização que acredita na tecnologia como uma ferramenta para a transformação social e que investe em iniciativas para incentivar e capacitar os jovens brasileiros. Este ano será ainda mais especial: parte da experiência compartilhada durante o evento, por especialistas, convidados e participantes, será transmitida online e permanecerá como um legado, formando um verdadeiro hub de conteúdo, com potencial para impactar a vida de milhões de pessoas”, afirma Daniely Gomiero, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Claro e Vice-presidente de Projetos do Instituto Claro.

Serão 91 equipes, formadas por até três participantes, somando 198 jovens, de 68 universidades, representando 84 municípios espalhados por 21 estados brasileiros. Com a mentoria de seis tutores e 18 embaixadores, os participantes vão desenvolver projetos mobile em seis diferentes categorias: Diversidade, Saúde, Smart Cities, Smart Farms, Games e Educação.

Ao final da Semana de Imersão, serão escolhidos três projetos finalistas de cada categoria. No final do programa, são eleitos os seis projetos vencedores, um de cada categoria. Além de um prêmio em dinheiro, os ganhadores recebem uma viagem de

imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecerem algumas das mais importantes universidades e empresas de tecnologia do mundo, criando a oportunidade de troca de experiências com grandes pesquisadores e profissionais de inovação da Califórnia.

As atividades abertas serão transmitidas no canal 264 da Claro TV e no canal do Campus Mobile no YouTube, conforme cronograma abaixo:

Terça-feira – 02/02 | das 10 às 12h

Painel 3 – Crescimento, tração e construção de produto em Startups | com Matheus Carvalho (MobApps); Rafael Eiki (Vivros); Hugo Santos (Padrinhos Mágicos); Marcos Passos (Croct); e mediação de Thais Machado (Embaixadora do Programa Campus Mobile).

Assine nossa newsletter

Quarta-feira – 03/02 | das 10h às 12h

Painel 4 – Acessibilidade digital: seu projeto para todes! | com Suzeli Damasceno (Movimento WEB para Todos); Ronaldo Tenório (Hand Talk); Andreia Aparecida da Silva Queiroz (Fundação Dorina Nowill); e mediação de Nemuel Lima (Embaixador do Programa Campus Mobile, Jornalista, Tradutor e Intérprete de Libras).

Sexta-feira 05/02 | das 10h às 12h

Painel de encerramento – Mulheres negras na Tecnologia | com as influenciadoras digitais Andreza Delgado (Perifacon) e Sil Bahia (PretaLab), com mediação de Aline Monteiro da Silva (Instituto Claro).

SOBRE O CAMPUS MOBILE

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do hub de inovação da Claro beOn. https://www.institutoclaro.org.br/campus-mobile/

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de

desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o [email protected], o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto: https://www.institutoclaro.org.br/

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.