Ir para o conteúdo

Marca italiana Guzzini chega ao Brasil com produtos sustentáveis e design sofisticado

Inovação, sutentabilçidade e sofisticação são características da Guzzini, marca italiana icônica de itens de para casa e cozinha que chega no País por meio da Brazil Electronics, importadora especialista em marcas tradicionais. A companhia opera como a distribuidora exclusiva no Brasil e tem como meta atingir a marca de 55.000 peças comercializadas em 2024, gerando um faturamento de R$ 7 milhões com a marca italiana, alcançando 40 revendedores autorizados. Para 2025, a empresa planeja movimentar 155.000 peças e um faturamento de R$ 15 milhões em 80 revendedores autorizados em todo o país.  

Nascida em Recanati, na Itália, a Guzzini é uma marca tradicional com mais de 110 anos de mercado e é uma das percussoras do uso do acrílico na vida doméstica. Reconhecida mundialmente pela alta qualidade dos produtos, a empresa também se destaca por apresentar peças assinadas por grandes nomes do design e arquitetura, além dos itens que já foram premiados internacionalmente. Um dos pontos fortes da marca é a sustentabilidade, já que oferece produtos feitos de acrílicos reciclados pós-consumo e bio acrílicos produzidos a partir de biomassa vegetal. A Guzzini é uma empresa com certificação B, ou seja, considerada uma companhia que prioriza o impacto social e ambiental, transparência e responsabilidade.

“Chegou a hora de trazer para os brasileiros a tradição de mesa posta italiana. A Guzzini combina muito com o Brasil, um país alegre, colorido e criativo, assim como as peças da marca. A companhia italiana é reconhecida pela durabilidade, sofisticação e pelo design sustentável de seus produtos. Com certeza vai agradar consumidores exigentes que apreciam, principalmente, itens diferenciados de mesa posta com estilo inconfundível e resistência, perfeito para momentos ao ar livre, seja na varanda, na casa de campo, praia ou até mesmo em embarcações”, afirma Fernando Perfeito, Diretor de Marketing e Vendas da Brazil Electronics.

Linhas de produtos

Itens da linha Dolcevita -Crédito: divulgação

A marca possui, atualmente, mais de 15 coleções ativas, todas com design assinado e a elegância natural do mundialmente famoso estilo de vida italiano. Nos últimos anos a empresa foi uma das primeiras do mercado ao implementar práticas sustentáveis: todos seus produtos são totalmente recicláveis, livres de aditivos e BPA (bisfenol, um componente nocivo presente na maioria dos plásticos de origem fóssil). Esta característica permite que seus produtos sejam seguros para o uso em lava-louças.

Uma das coleções que retratam o Design sustentável é a Dolcevita:  composta por objetos únicos e requintados com cinco tons profundos, alta translucidez e resistência, ideal para quem aprecia uma mesa posta com a luz típica da região de Mache, Itália. A coleção é composta de copos, jarras, boleitas e bowls. O maior diferencial, porém, está na matéria prima: a coleção é produzida com bio-acrílicos, um material orgânico renovável, moderno e não fóssil feito a partir de resíduos vegetais.

Outra coleção que reforça o posicionamento sustentável de marca é a Tierra, produzida 100% no conceito de economia circular, a partir de garrafas pet pós consumo, que foram recolhidas do oceano e meio ambiente, sanitizadas e transformadas quimicamente, se transformando em objetos de design assinado, grande praticidade e durabilidade.

Itens da linha Tierra – Crédito: divulgação

Outra coleção de destaque é a Le Murrine, reconhecida mundialmente pela inovação através do prêmio Design Plus 2016. Fruto de uma extensa pesquisa que explorou o desempenho tecnológico de plásticos de um ângulo totalmente novo, chamado 3 Color Tech. As peças são de alto requinte, que remetem a cristais, unindo transparências com três camadas de cores vívidas.


Porém, a grande novidade Guzzini é a Table Decor, uma coleção completa de mesa posta para uso em casa ou ao ar livre. Formada por pratos, travessas e bandejas de diferentes formatos, são apresentadas em dois materiais: jogos de porcelanas inspiradas nas técnicas pictóricas tradicionais sicilianas, bem uma coleção produzida com Melamina de alta qualidade, uma resina altamente dura, quem se assemelha a cerâmicas.

As peças de Melanina são resistentes ao impacto e ao choque térmico, a prova de arranhões e podem ir à lava-louças. Ideais para almoços formais bem como casuais, em casa, ao ar livre ou náutica. São apresentadas em três versões de design:
Blues, com suas cores azuis brilhantes e padrões sinuosos Mediterrâneos que lembram águas frescas; Flower & Lemon – com o frescor e os aromas das flores da primavera e dos limões, evocando dias luminosos e o clima acolhedor das esplêndidas costas e ilhas do Adriático; e por último a Fusion – com seus padrões florais refinados e cor verde profundo, resgatando memórias de lugares distantes e culturas exóticas.

Para completar a extensa coleção, a marca apresenta a linha de talheres de aço cirúrgico, fabricados em aço inox austenítico 304 e 420, que se diferencia por conter cromo e níquel em sua composição, ter alta durabilidade, resistência a corrosão e oxidação. São projetados para uso em qualquer hora do dia e resistem a milhares de lavagens em máquina de lavar louças, com higiene imbatível, mantendo sua durabilidade e aspecto brilhante mesmo em ambientes corrosivos como praia e embarcações.

“A coleção Table Decor inova pelos formatos diferenciados, design assinado e principalmente pela mistura de materiais e cores vivas, que produzem uma mesa cheia de vida e alegria. É uma coleção que comunica muito bem com as linhas tradicionais da marca como Dolcevita e Tiffany, demonstrando uma conexão improvável entre os trabalhos dos designers. E isto poderá ser visualizado nos revendedores autorizados da marca que estamos desenvolvendo”, diz Perfeito.

Itens da linha Table Decor – Crédito: divulgação

Negócios

Somente em 2022 a Guzzini alcançou mundialmente um faturamento de EUR 31,5 milhões, estando presente em diversos países do mundo como França, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, entre outros.  A marca exporta produtos para o Brasil a mais de 15 anos, porém nunca contou com uma operação de distribuição exclusiva com a disponibilização local de grande parte de sua linha de produtos.

“Iniciamos com a marca em meados no ano passado de forma gradual, e atualmente contamos com 70% do portfólio disponível para pronta entrega no Brasil. Aliado a uma política comercial de apoio ao revendedor, com ações de geração de demanda e condições comerciais que permitam o varejista expor a linha de produtos ao consumidor, acreditamos que vamos sedimentar a presença da marca nos mais tradicionais canais de tableware premium do país. Assim, vamos pavimentar um caminho para lançamentos de novos produtos, categoriais e até o inicio de fabricação de produtos locais”, conta o executivo da Brazil Electronics.

Atualmente, os produtos da Guzzini já podem ser encontrados nas lojas físicas: Up+Casa (SP), Casa Canela (SP), Na Mesa com Ju (SP), Coqueluche Casa (SP), Casa Affonso, Degusta Casa (SP), Class Home (SP), Mesatua (SC), Casa Blumenau (DF) e Kusina Casa (GO).

http://blogdoarmindo.com.br