/apidata/imgcache/99a29d69d6a97974812434bedeb87229.png?banner=left&when=1770139403&who=375
/apidata/imgcache/dc160ba170be17f3ec72dffe54fb863a.png?banner=top&when=1770139403&who=375

Roblox e Mastertech se unem para promover educação básica de programação

A “Expedição Roblox” reforça a missão compartilhada das empresas em criar experiências digitais seguras, divertidas e educativas.

Atualizado em 03/02/2026 às 11:02, por Armindo Ferreira.

A “Expedição Roblox” reforça a missão compartilhada das empresas em criar experiências digitais seguras, divertidas e educativas.

divulgação

A Roblox Corporation (NYSE: RBLX), plataforma imersiva de jogos e criação, e a Mastertech, uma empresa de educação digital com 10 anos de experiência em desenvolvimento e implementação de programas de alfabetização digital em larga escala no Brasil, anunciam hoje uma parceria com o objetivo de ensinar 10 mil jovens brasileiros os primeiros passos na linguagem de programação Luau (uma variação da Lua, linguagem de programação brasileira), uma das mais usadas e acessíveis para criação de jogos no mundo. Chamado “Expedição Roblox”, o programa nacional será gratuito e visa desenvolver as habilidades digitais de jovens criadores por meio de cursos online no Roblox Studio, desafios mensais de criação e eventos presenciais em algumas das principais capitais do Brasil ao longo de 2026.

/apidata/imgcache/bb05bcccbbca4c421e3955f45ec4785b.png?banner=postmiddle&when=1770139403&who=375

A Roblox oferece ferramentas gratuitas e fáceis de usar para milhões de criadores, tornando a programação e design acessíveis para todos os usuários. Em 2025, a Roblox inaugurou seu primeiro Data Center do Brasil, proporcionando um melhor desempenho e suporte às ferramentas de desenvolvedor mais avançadas da Roblox e um ambiente de alta performance para criadores de jogos.

Levando isso em consideração, a Mastertech estruturou o programa que conecta jovens ao ambiente de criação da Roblox na intenção de ampliar o acesso à criação digital e incentivar práticas de aprendizagem que acolham a curiosidade e a imaginação.

O projeto será ministrado ao longo de 2026 e é composto por:
Trilhas formativas online (100% gratuitas e sem pré-requisitos): Com 36 horas de conteúdo para jovens (13 a 18 anos), 20 horas para educadores, as Trilhas Formativas incluem missões práticas, checkpoints e badges digitais. O aluno tem acesso contínuo às vídeo aulas, podendo ministrar a trilha no seu próprio ritmo.

Game Jams nacionais: Mensalmente a Expedição Roblox vai iniciar desafios mensais de criação para a construção de itens, mapas, avatares ou experiências completas no Roblox Studio, sempre com temáticas conectadas à educação e à cultura digital.

Playgrounds presenciais em 6 capitais do país: O programa também irá promover encontros lúdicos para jovens, tutores e educadores trocarem ideias, testarem criações, se divertirem fortalecendo redes de aprendizado locais. Os eventos presenciais serão organizados pela Mastertech e passarão por São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Brasília, Porto Alegre e Recife. As datas estão disponíveis aqui.

Roblox Creators Showcase: Por fim, acontecerá um grande evento digital de encerramento, com apresentações dos projetos criados durante o ano.

“A Expedição Roblox nasce como um movimento que acompanha as transformações do nosso tempo. Trata-se de um convite aberto para imaginar, experimentar e aprender de formas mais livres e significativas. Em um contexto em que jovens, educadores e famílias habitam cada vez mais os mundos digitais, queremos mostrar como esses ambientes podem estimular autonomia, criatividade e expressão”, explica Camila Achutti, CEO da Mastertech.

“É essa perspectiva que une Roblox e Mastertech em torno de um propósito comum: ampliar o acesso à criação digital e incentivar práticas de aprendizagem que acolham a curiosidade e a imaginação. Queremos que jovens, professores e pais vejam os jogos digitais não apenas como entretenimento, mas como uma das portas mais acessíveis para a inovação, o pensamento computacional e a construção de futuros.”, concluí o Dr. Adam Seldow, Diretor Sênior para Políticas Educacionais da Roblox.

A Expedição Roblox é um projeto gratuito, acessível e sem pré-requisitos, que busca democratizar o acesso às tecnologias que moldam o mundo contemporâneo, especialmente para grupos historicamente sub-representados.


Armindo Ferreira

É jornalista com uma carreira sólida de mais de 22 anos na área – tendo passado pela TV Globo e SBT. Foi ainda finalista de um prêmio Esso e vencedor de um prêmio Unimed de Jornalismo. Hoje cobre três editorias: tecnologia, negócios e marcas. Há mais de 15 anos criou o Blog do Armindo para falar dos assuntos que gosta mais. Sempre de um jeito simples e descomplicado, com objetivo de empoderar o leitor para tomar melhores decisões quando o assunto é tecnologia.