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Relação definitiva dos influenciadores digitais de São José dos Campos e Vale do Paraíba

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Armindo você tem uma lista dos  influenciadores digitais de São José dos Campos e Vale do Paraíba ? Sim este é outro pedido que eu recebo com frequência, além da lista de youtubers do Vale do Paraíba – que eu acabei de  fazer.

Bom eu lamento informar que essa lista não existe e nem vai existir então caso sua intenção era somente ter essa lista na mão não vou conseguir ajudar você. Mas se você me der mais 5 minutos eu explico porque essa lista fechada e pronta é inviável de existir.

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Em todo caso se você está a procura dos principais nomes com certeza esses são Alex Cursino, que é do segmento de moda e lifestyle, Deh Fernandes do mundo da moda e Armindo Ferreira que é apresentador de TV, colunista do jornalismo do SBT e já fez ações com as principais marcas nacionais do segmento que ele atua.

Trabalho com influenciadores

Se engana quem pensa que trabalhar com influenciadores é só mandar presentes ou convites para essas pessoas mas na verdade é a criação de um relacionamento com determinados produtores de conteúdo e há jeitos e jeitos de se fazer isso. E acredite não é uma novidade essa prática, profissionais de Relações Públicas trabalham com isso desde que a função foi criada só que hoje ela toma novas proporções no ambiente digital.
E aí a primeira pergunta que vem é você realmente se sente capacitado e preparado para trabalhar com influenciadores digitais deixando o trabalho mais técnico e embasado? Sabe quais são as métricas e KPI´s envolvidos neste tipo de ação? Se você não sabia que tinha tudo isso e quer começar eu recomendo esse curso on-line do YoupixHUB: “Como otimizar a seleção de influenciadores digitais para campanhas“. Nesse link dá até para fazer uma primeira aula grátis e você vai se espantar com o universo de possibilidades que se abre.
Já se você conhece o básico e está acostumado com algumas métricas desse tipo de ação eu recomendo o programa, também do YoupixHUB: Como criar uma estratégia de relacionamento com influenciadores. Do mestre ninja sabedor da coisa toda Alexandre Inagaki.
E por que é preciso estar preparado para atuar nesse segmento? Porque trata-se de uma estratégia ou de comunicação ou de marketing e portanto requer sempre planejamento certo? Ninguém sai por aí fazendo as coisas nessa área sem ter se preparado antes, ou a probabilidade de dar algo errado é grande.

Influência tem a ver com contexto

E antes que você brigue eu já vou falar porque é bem difícil ter uma relação dos influenciadores digitais de São José dos Campos e Vale do Paraíba. Mas já que você está aqui, pra mim é muito importante falar com você sobre algo fundamental que é contexto. Se alguém se diz influenciador é porque influencia alguém certo? Mas quem é esse alguém?
Assim não tem como falar sobre influenciadores sem falar sobre contexto. Seu produto é de moda? Gastronomia? Produtos geek/nerd? Tecnologia? Imagine você contratando um criador de conteúdo para internet de gastronomia para falar de games: será que isso teria aderência com a sua campanha? Seria essa a melhor pessoa para falar com o público que você precisa? Mas pode ser que tenha alguém bem influente num determinado nicho e é essa pessoa que talvez você esteja buscando.
Assim alguém é sempre influente dentro de um determinado contexto e isso – muitas vezes – faz com que aquela pessoa deixe de ser influente em outro contexto.
Eu mesmo falo de tecnologia, negócios e inovação e teria pouco a contribuir numa ação de moda, a não ser se fôssemos falar da tecnologia por trás da moda, ou do mundo dos negócios por trás da moda e se você captou esse cenário é sinal de que está comigo nessa e entendeu porque estamos até agora aqui nesse texto.

Influência não tem a ver necessariamente com números

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Se engana quem acha que pegar a lista com os youtubers ou blogueiros com mais visualizações ou assinantes está fazendo a melhor campanha. Às vezes menos é mais, apesar da gente vir com essa mentalidade dos tempos da TV de que quanto maior o número melhor e olha que hoje nem a TV consegue entregar números enormes como antigamente. As pessoas estão mais dispersas no consumo de mídia.
Se você não acredita em mim pense, por exemplo, numa loja de relógios caros. Não é todo mundo que tem condições ou que aprecia um relógio de R$ 5.000,00, mas uma conta no Instagram ou canal do Youtube com apenas 100 assinantes altamente interessados nesse assunto pode ser muito mais atrativo que alguém que fala sobre moda de uma forma mais ampla.
Além disso existem influenciadores que tem um público nacional alto, mas pouca representatividade regional. Alguém de Curitiba pode conhecer a pessoa e nem ser reconhecido em São José dos Campos ou Taubaté. Se o seu produto for regional será que essa seria a melhor opção? Assim alguém que tem 100 mil visualizações concentradas na cidade de São Paulo pode não ter nenhuma influencia sobre consumidores de São José dos Campos.
E por fim e não menos importante: números podem ser manipulados. Existem várias formas de se conseguir números bonitos mas que na verdade foram número forjados com o único propósito de enganar anunciantes. Isso pode ser feito através da compra de seguidores (normalmente fakes, robôs criados para isso) mas existem outras formas sofisticadas, como por exemplo, grupos de trocas de likes e assinantes.
E você vai lá feliz investir na pessoa com X mil seguidores e não vai dar nenhum resultado. Já se você tivesse investido na pessoa com menos seguidores – mas reais e conquistados de forma orgânica – o resultado teria sido outro.

Como então ter uma relação dos influenciadores digitais de São José dos Campos e Vale do Paraíba

Se você chegou até aqui talvez já tenha descoberto porque fazer uma lista dessa seria impossível. Primeiro porque se o critério fosse números, poderia ser um critério falso e sem sentido. Se o critério fosse qualidade do trabalho seria um bom critério –  mas como avaliar isso ou como eu poderia avaliar isso? E como dissemos tem o nicho, como dizer se a pessoa X é influente se ela pode ser apenas para um determinado nicho e outro não.
Some isso ao fato de que os números mudam toda hora. Um canal no Youtube que hoje está começando daqui a uma semana pode ser o de maior sucesso e o de maior sucesso hoje pode sofrer uma penalização do Youtube e perder o canal. É algo muito dinâmico e que muda toda hora. Assim que eu fizesse uma lista no dia seguinte ela estaria defasada.

Mas então como eu consigo uma relação dos influenciadores digitais de São José dos Campos e Vale do Paraíba?

Se não existe uma relação como essa sinto em dizer que você vai ter que criar e monitorar constantemente influenciadores digitais que podem ser os porta-vozes da sua marca numa ação promocional. É trabalho de garimpagem mesmo e de aproximação. Estamos aqui falando de relacionamento real. Creators não são veículos de comunicação e eles tem uma relação muito forte com sua comunidade. E você pode ter a sua relação de influenciadores que talvez seja única e assim ir construindo um forte elo com esses criadores. Essa sim é uma relação possível, mas ao mesmo tempo única para sua marca ou de seu cliente.
Eu mesmo não falo de tudo e muitas vezes mesmo recebendo falo mais não do que sim. É o que torna minha relação com a minha audiência tão especial. Normalmente pessoas que trabalham com esse tipo de ação tem um midia-kit onde elas informam números e dão uma base para que você possa saber mais sobre o trabalho dele. O meu mídia-kit fica aqui nesse link, ele está sem preço porque a marca precisa falar comigo antes, uma vez que não é todo tipo de ação e de marca que eu me envolvo.
Também estão sendo criadas plataformas digitais para contratação de influenciadores baseados em novas métricas. É o caso da startup brasileira Celebryts que pretende conectar marcas com Youtubers através de uma busca baseada em algoritmos e atualizada em tempo real.
Há ainda empresas de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas que estão se especializando em se relacionar com esse tipo de público e elas podem fazer esse trabalho de garimpagem e aproximação para você.

Resumindo

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Talvez você tenha vindo até esse post atrás de uma lista pronta, mas ela não seria possível porque:

  1. É preciso estar capacitado e entender todas as variáveis envolvidas em ações com influenciadores.
  2. Para cada nicho há influenciadores diferentes. Influência tem a ver com contexto.
  3. Os números mudam toda hora assim como os influenciadores que surgem e param a todo momento.
  4. Usar um critério baseado em números seria errado uma vez que os números pode não ser relevantes ou ainda maquiados ou forjados.
  5. Já há soluções tecnológicas que podem ajudar você a criar uma relação única de influenciadores para a sua marca.
  6. No final das contas, como em tudo no marketing digital não existem fórmulas prontas de sucesso. Há sim muita tentativa e erro; e também experimentação.

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