Testei a Soundbar da TCL TS7010: vale a pena comprar? É boa? Melhora o som da TV?

Assine nossa newsletter

Eu pude testar durante mais de um mês a soundbar da TCL TS7010. Soudbars são barras que colocamos próximo da televisão para melhorar a experiência sonora da sala. É uma boa alternativa aos home-theaters que tem várias caixas e fios nem sempre fáceis de instalar. Aqui são apenas dois módulos: uma barra que pode ficar na parede ou num rack embaixo ou em cima da TV e na lateral uma Subwoofer que dará mais presença ao som.

Note que o subwoofer se comunica com a barra sem fios, mas ele precisa de uma tomada para funcionar. A configuração é bem simples.

Basta ligar na energia elétrica e ligar um cabo HDMI na barra e na entrada HDMI ARC da sua TV (todas as novas TV’s têm, se a sua TV for mais antiga vale a pena conferir antes). A porta ARC permite que a TV possa controlar a Soundbar e os equipamentos se conversem: assim ao ligar a TV ela já se conecta com a barra e os equipamentos ficam 100% em sintonia.

Eu tentei fazer uma ligação sem fios usando o bluetooth da TV, mas esse tipo de instalação causa um ligeiro atraso de som entre o que é exibido na TV e o som. Assim essa função da barra é indicada somente para você parear o seu celular, por exemplo, e tocar sua playlist preferida na casa. Com isso você tem um sistema de som completo, tanto para TV quanto para aqueles dias que você precisa só ouvir suas músicas preferidas com um som de qualidade na casa. Porém conte com o fato de ter que arrumar mais um cabo na sua TV:

Mas funciona? Dá diferença mesmo?

Primeiro é importante lembrar ao leitor que este modelo é de entrada, ou seja, com recursos básicos para quem quer começar a conhecer mais de uma nova opção de áudio para a sala. Também é importante lembrar que normalmente qualquer som de TV vai ser normalmente chapado, seja pela proximidade com o rack ou parede, seja pela própria limitação do aparelho.

Assine nossa newsletter

Este equipamento apresenta dois canais de áudio. lembrando que há no mercado modelos com 5 e 7 canais, além disso ele possui três configurações pré-definidas de equalização: Filme, Música e Notícia – não sendo possível fazer uma equalização personalizada.

Tendo tudo isso em mente é evidente a diferença que dá logo de cara ao ligar todo equipamento. O som preenche mais a sala e alguns detalhes que não apareciam antes passam a fazer parte. Eu assisti, por exemplo, a série Jack Reacher da Amazon Prime Video, que tem uma excelente qualidade de vídeo e áudio e tem cenas de explosões e tiroteios, ótima para testar esse tipo de equipamento.

Dá pra ouvir, por exemplo, o barulho de metal dos carros passando pelos buracos no deserto, ou mais detalhes da explosão, dando uma clara diferença em relação ao som da TV. O ganho é sentido de forma muito clara e nítida.

Porém por ser de dois canais a sensação espacial, ou seja, sons que surgem do lado esquerdo para o direito, ou ainda atrás de você, como se você estivesse de fato imerso no que está passando na TV, não é muito perceptível.

Assim me parece ser um equipamento muito adequado para quem mora num apartamento pequeno, ou tem salas menores e que busca um ganho na qualidade do som, com um investimento mais acessível.

Veredito: vale a pena comprar a soundbar da TCL TS7010?

Pessoas que têm um ouvido mais apurado, entusiastas de som ou do cinema ou ainda salas maiores. terão melhores resultados com outros equipamentos, inclusive oferecidos pela própria TCL.

Porém pelo que promete e dentro da proposta do equipamento, ele entrega tudo que promete, sendo uma boa opção para quem quer otimizar o orçamento com um ganho de som evidente.

80%
Uma boa opção de entrada para o uso de Soundbars

Soundbar da TCL TS7010

  • Design
  • Facilidade de uso
  • Qualidade de Som
  • Facilidade de instalação e configuração
  • Personalização/Equalização
Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.