
Tipo de segmentação de mercado
Defina seu público-alvo! Conheça as variáveis de segmentação de mercado que serão muito úteis para definir o seu público ideal para os seus produtos ou serviços.

Alcançar seu público específico requer pesquisa e implementação de técnicas que o auxiliem nesse processo. A segmentação de mercado é a forma ideal de agrupar seus clientes de acordo com características específicas.
Se você tiver interesse em entender mais sobre os tipos de segmentação, não deixe de ler este interessante post, pois iremos detalhá-los, bem como apresentar alguns benefícios de utilizá-los, caso ainda hesite em fazê-lo. É hora de começar!
O que é segmentação em marketing?
A segmentação de marketing refere-se a um tipo de estratégia que permite agregar clientes potenciais e existentes em subgrupos, com base em características como idade, localização, sexo ou comportamento de compra anterior.
Desta forma, as empresas têm a oportunidade de abordar estes segmentos de mercado de uma forma diferenciada, ou seja, campanhas mais personalizadas e mais relevantes para as suas necessidades.
Tipos de segmentação de mercado
É hora de conhecer os tipos de segmentação de mercado mais utilizados.
Segmentação demográfica
Este tipo de segmentação ajuda a perceber quem é o seu público-alvo, portanto, é uma das principais segmentações que deve aplicar, para que lhe permita criar o perfil dos seus clientes.
Dentro da segmentação demográfica, você poderá obter os seguintes dados de segmentação:
- Idade
- Sexo
- Religião
- Nível de renda
- etnia
- Tamanho do imóvel onde moram
- Profissão
- Nível de estudos
- Estado civil
Segmentação geográfica
Como o próprio nome indica, este tipo de segmentação indica-nos a localização onde se encontra o seu público. Categorizar usando essa segmentação é considerado fácil.
As variáveis geográficas que você pode considerar para dividir seu público são:
- Localização (código postal, cidade, estado, país)
- Cultura
- Fuso horário
- Linguagem
- Clima
- densidade populacional
Segmentação psicográfica
Os traços psicológicos são o que influenciam as compras dos clientes, e é disso que se trata a segmentação psicográfica. Então as empresas podem segmentar de acordo com isso.
As variáveis dentro desta segmentação são:
- atitudes
- Valores
- Status social
- Estilo de vida
- Personalidade
- Interesses
- Opiniões
Segmentação comportamental
Por fim, dentro dos tipos de segmentação mais utilizados temos a comportamental. Esse tipo de segmentação tem como foco o comportamento dos clientes, portanto, analisa e visualiza como os consumidores interagem com a empresa.
As variáveis de orientação comportamental incluem:
- Comportamento de compra
- Práticas na jornada do cliente
- ocasião ou momento
- Comportamento de uso
- benefícios procurados
- lealdade do consumidor
- Compromisso
Benefícios de usar variáveis de segmentação
- Melhore suas mensagens
- Você usa recursos de forma mais inteligente
- Você desenvolve uma estratégia de marketing mais forte
- Aumente a fidelidade à sua marca
- Você garante uma marca consistente
Como começar a usar variáveis de segmentação no seu marketing?
Estas são as etapas a seguir para começar a usar variáveis de segmentação:
- Determine seus objetivos
- Verifique a variabilidade de seus segmentos
- Use ferramenta de segmentação
- desenvolva sua estratégia
Comece a segmentar! E obtenha resultados favoráveis em suas campanhas e venda de produtos ou serviços. Conheça detalhadamente a segmentação de mercado em nosso site.