Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek

Visitando o mundo da excelência da captação de áudio no escritório da Shure em São Paulo.

O que têm em comum as principais celebridades globais da música? Todas elas, provavelmente, utilizam um microfone Shure ou têm em seu palco alguns dos diversos equipamentos da marca, reconhecida pela excelência na captação de áudio, seja em microfones, fones de ouvido, receptores, mixers, softwares, entre outros. Não se limitando apenas aos palcos, as principais emissoras de TV do mundo também adotam as tecnologias da marca para entregar suas notícias às audiências. Sim! Com certeza, você já ouviu algum áudio captado por um equipamento Shure.

Com uma história de inovação que remonta a 1925, a Shure transformou sua paixão por criar microfones profissionais e aparelhos eletrônicos de áudio em uma verdadeira obsessão. A Shure continua a definir o padrão mundial da indústria para produtos superiores e confiáveis.

Anúncios

Recentemente, estive em São Paulo visitando o escritório da marca, que abrange a operação para o Brasil e América Latina, situado em uma das áreas mais nobres da capital paulista, onde também estão localizadas importantes empresas de tecnologia, como Meta e Google.

Durante a visita, pude conhecer diversos desses equipamentos de excelência:

Mas a Shure é muito mais do que os palcos.

Existe uma outra faceta da Shure que talvez seja pouco conhecida que são, por exemplo, seus produtos ligados ao mercado corporativo B2B. E essas soluções se tornaram mais importantes ainda depois da pandemia quando a comunicação remota se tornou crucial para o sucesso dos negócios.

Anúncios

Para essa demanda a empresa possui uma série de equipamentos que são microfones que ficam praticamente invisíveis nos ambientes que estão. Todo o escritório da Shure pode ser considerado um grande showroom, e na sala onde fizemos reunião era só olhar para o teto e perceber um módulo desse tipo de solução.

Essa solução permite que o áudio seja captado por qualquer pessoa presente em uma sala de reunião, independentemente de seu tamanho, e sensores inteligentes direcionam a captação do som para a pessoa que está falando. É possível virar o rosto e falar em qualquer direção, que o som será capturado. Os sistemas são homologados pelos principais programas de videoconferência e trabalham com o conceito de telepresença, permitindo que pessoas localizadas em sedes diferentes de uma empresa, talvez até em países diferentes, possam conversar de forma natural, como se estivessem no mesmo espaço físico. Além disso, programas de computador e suporte técnico na instalação fazem parte da solução oferecida pela empresa.

Sim, estamos falando de uma reunião remota onde você pode simplesmente falar e ter a certeza de que será ouvido do outro lado, sem precisar se preocupar onde o microfone está.

Equipamentos para criadores de conteúdo, podcasters, youtubers, streamers e filmmakers.

Anúncios

E é claro que eu não poderia deixar de me encantar durante essa visita ao universo da Shure, especialmente com os equipamentos voltados para criadores de conteúdo como eu.

Os microfones Shure são os queridinhos do momento quando o assunto é podcasting, e a empresa foi além ao criar uma solução tudo-em-um com o MV7+

A empresa ouviu atentamente todas as necessidades desse público e incorporou praticamente todas elas no equipamento. O MV7+ apresenta um denoiser em tempo real, utilizando uma tecnologia inovadora de DSP para eliminar o ruído ambiente presente em sua sala. Além disso, um novo Digital Popper Stopper™ remove sons plosivos desagradáveis, evitando distrações acústicas em suas trilhas de áudio, dispensando assim o uso de filtro anti-pop físico na câmera durante as filmagens. Ele pode ser conectado a uma mesa de som ou diretamente ao PC, e com um programa gratuito, é possível combinar diversos microfones no computador sem a necessidade de uma mesa de som física.

Anúncios

O charme extra, que certamente agradará aos streamers, é uma barra de luz RGB que pode ser personalizada por software, combinando perfeitamente com praticamente todo setup gamer.

E também pude conhecer em primeira mão o novíssimo MoveMic Two da Shure, que é uma solução definitiva para criadores de conteúdo e filmmakers. Trata-se de um microfone de lapela novíssimo com diversas características interessantes:

  • Sistema de microfone sem fio de dois canais com receptor para usar com câmeras, computadores e conectividade direta ao celular. Emparelhe ambos os microfones diretamente ao seu dispositivo iOS ou Android com os aplicativos Shure MOTIV Video ou Shure MOTIV Audio, ou ao Receptor MoveMic para usar com câmeras e aplicativos móveis de outros desenvolvedores.
  • Conecte o seu Receptor MoveMic ao seu celular para ter compatibilidade com aplicativos de outros desenvolvedores e aplicativos nativos do seu aparelho. A conectividade direta ao celular só é recomendada para uso com aplicativos Shure MOTIV.
  • O formato do microfone foi projetado meticulosamente para ser o menor e mais discreto possível.
  • Criado pela mesma equipe da Shure responsável pelos sistemas de microfone sem fio profissionais utilizados pelos maiores artistas, locais de eventos e festivais do mundo. 
  • 24 horas de gravação móvel: os microfones de lapela MoveMic proporcionam oito horas de operação com bateria integrada e mais duas recargas completas com o estojo de transporte. O Receptor MoveMic precisa ser carregado separadamente.
  • O Kit com Receptor MoveMic Two oferece configuração e conectividade instantâneas para que você comece a gravar em questão de segundos sem perder nenhuma batida.
  • Escolha entre conectividade sem fio direta ao microfone ou use o Receptor MoveMic com a sua câmera para ter até dois canais de áudio de alta qualidade em qualquer dispositivo.
  • Com design acústico personalizado e software sem fio criados especialmente para este modelo, o MoveMic proporciona áudio com qualidade profissional que supera em muito dispositivos móveis tradicionais.
  • Os aplicativos ShurePlus MOTIV gratuitos permitem personalizar suas configurações de áudio e vídeo para que você faça sempre a melhor gravação. Configure ganho, limitador, equalização, compressão e redução de ruído nos aplicativos.
  • Com classificação IPX4, o MoveMic Two é projetado para suportar chuva, derramamentos e respingos para que o seu conteúdo não seja limitado por condições ambientais.

Estúdio de Podcast e equipe dedicada a entender a necessidade dos clientes.

Após conhecer tantos produtos interessantes, chegou a hora de dar uma voltinha pelo escritório da empresa. Lá, encontrei alguns dos especialistas da marca que fazem a ponte com os profissionais, auxiliando diretamente na solução de eventuais problemas técnicos. Além disso, eles coletam feedbacks da comunidade de usuários e frequentemente incorporam melhorias nos equipamentos graças a esse contato direto com os clientes.

Anúncios

Esses especialistas também ministram oficinas e encontros com profissionais, capacitando o mercado com as novas tecnologias disponíveis, que estão transformando a produção de conteúdo globalmente.

E eu encontrei até um charmoso estúdio de podcast com os equipamentos dos sonhos da Shure:

Anúncios

Foi a hora de ir embora com a certeza de que com certeza teremos muito mais conteúdo da Shure por aqui no Blog? Vamos juntos nessa nesse universo da excelência em áudio?

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar