Cabify anuncia nova estratégia de negócios e apresenta novo Country Manager no Brasil
A Cabify (https://cabify.com), plataforma de mobilidade urbana, vive um novo momento. Com o propósito de ser o melhor custo benefício do mercado, a empresa anuncia nesta terça-feira (18) menores taxas aos motoristas parceiros, novo preço aos passageiros e mais formas de pagamento em todo o país. O movimento estratégico vem acompanhado da meta da empresa em dobrar o seu faturamento no Brasil até o final do ano. Além disso, a Cabify apresenta seu novo Country Manager no Brasil, Pedro Meduna, e a reformulação do escritório da marca em São Paulo, que ganhou uma arquitetura mais sustentável. Norteada pelo seu conceito de “Escolhas Inteligentes”, a empresa se posiciona como uma importante agente na construção de um modelo de mobilidade mais eficaz e sustentável para os centros urbanos, reforçando seus atributos de qualidade, segurança e responsabilidade socioambiental.
Este novo momento está alinhado com o plano da Cabify de construir uma plataforma de mobilidade como serviço (MaaS – Mobility as a Service) líder na América Latina e Europa, e de oferecer mais serviços aos motoristas parceiros, taxistas e passageiros. Dessa forma, a Cabify reforça a integração com o aplicativo da Easy – empresa que integra o Grupo Maxi Mobility – e, em breve, a opção de utilizar patinetes elétricos por meio da Movo, startup espanhola de micro-mobilidade urbana que está chegando ao Brasil. Com novos meios de pagamento, como débito e dinheiro, a empresa consolida seu plano em se tornar uma plataforma completa, dinâmica e integrada.
“Essas mudanças refletem o objetivo da Cabify em oferecer uma escolha inteligente aos seus usuários e motoristas parceiros, oferecendo o melhor atendimento e custo benefício. Queremos dobrar a nossa operação no Brasil até o final do ano e, com a integração da Easy no aplicativo Cabify, a vinda de Movo, a ampliação nas formas de pagamento e o reajuste dos preços e taxas, estamos confiantes que iremos oferecer o serviço de mobilidade mais integrado e inteligente do país”, afirma Pedro Meduna, novo Country
Manager da Cabify no Brasil. Na empresa desde 2016, o executivo liderou a integração global com a Easy e, mais recentemente, a fundação de uma fintech do grupo chamada Lana que já está em fase de piloto nos mercados do México e Chile. Agora, Meduna chega para desenvolver o negócio no Brasil, um dos mercados mais relevantes na operação da plataforma. A ampliação dos métodos de pagamento das corridas para débito e dinheiro em todo Brasil aumenta ainda mais o leque de opções para os usuários que ainda não possuem cartão de crédito. A utilização do débito é simples, basta o usuário cadastrar o número do cartão que a cobrança será feita automaticamente, sem necessidade de maquininha ou senha. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Central (BC) em 2018, o uso do cartão de débito no Brasil aumentou sua representatividade para 20% do faturamento do comércio, sobre 14% em 2013, mas os pagamentos em dinheiro seguiram na liderança, representando 50% do faturamento do comércio.
Além disso, a Cabify anuncia a abertura do pagamento em dinheiro, o “Cash”. Sendo opcional aos motoristas parceiros, é possível habilitar ou desabilitar a função, dando a eles a possibilidade de escolher sua preferência em relação ao método de pagamento, garantindo sua comodidade e segurança. A empresa trabalhou em colaboração com as prefeituras para mapear áreas e horários de risco, restringindo, assim, a liberação desse recurso para determinados locais e horários. A opção de pagamento em dinheiro não é válida para corridas corporativas. Buscando oferecer o melhor custo benefício do mercado, a empresa também está anunciando ajustes no valor das corridas e a mais baixa taxa paga pelos motoristas parceiros. De maneira faseada, as mudanças já entraram em vigor em Curitiba, Santos, Campinas, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, respectivamente. Agora, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro recebem as novidades, concluindo todas as cidades que atuam com carros particulares no Brasil. Na capital paulista a diferença no valor das corridas para passageiros pode chegar a 25% (do valor antes praticado), dependendo do trânsito e horário de realização do percurso. Já a taxa paga pelos motoristas parceiros passou de 25% para 10%, em todos os horários.
No Rio, o custo das viagens para passageiros tiveram uma média de 23% de redução. Para os condutores, nos horários considerados de pico – segunda a sexta-feira, das 7h às 8h59 e das 17h às 18h59 a tarifa cobrada será apenas de 7% do valor da corrida. Nos demais horários a taxa paga será de 12%. No começo do ano, o aplicativo ganhou a opção de deixar gorjetas aos motoristas pelo bom atendimento. O passageiro que avaliar o condutor com 5 estrelas tem a opção de deixar 1, 3 ou 5 reais de gratificação. A plataforma também permite aos passageiros uma experiência Cabify personalizável. Ao solicitar sua corrida, o usuário consegue configurar no aplicativo preferências como rádio predileta, opção de ar condicionado on ou off e ainda sinalizar se está disponível para um bate papo. Para cumprir todos esses objetivos, a empresa investirá mais de 20 milhões de dólares adicionais para dobrar sua equipe de tecnologia em São Paulo ao longo dos próximos 5 anos.
Este centro de desenvolvimento estará focado em iniciativas para melhorar a segurança e a confiança de passageiros e motoristas, pagamentos em dinheiro, controle de fraude e recrutamento e treinamento de motoristas. Segundo Sebastian Barrios, diretor de tecnologia da Cabify, “a oportunidade de ter uma equipe focada em questões regionais em um dos maiores pólos de tecnologia do mundo é única para a diferenciação da empresa. Nosso compromisso com o talento brasileiro é a longo prazo”. Responsabilidade socioambiental A Cabify mantém o compromisso de possuir ações dedicadas à responsabilidade socioambiental e, desde 2018, é signatária do Pacto Global da ONU, estando alinhada com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela organização, sendo a primeira MaaS na América Latina a compensar 100% das emissões de CO2 geradas em sua operação.
O compromisso da Cabify tem um grande impacto nas atividades locais das florestas e contribui para um projeto que protege 5,3 milhões de árvores. Buscando ampliar suas iniciativas sustentáveis a empresa projetou seu escritório no Brasil, com o propósito de criar um espaço que reflete os valores da empresa, especialmente relacionados à sustentabilidade. O projeto seguiu os padrões de sustentabilidade alinhados com os conceitos das certificações ambientais LEED, que estuda reduzir e eliminar os impactos negativos sociais, ambientais e econômicos na construção e operação das edificações, e WELL, que visa a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos ocupantes desses edifícios. “A revitalização do escritório refletindo nosso foco em sustentabilidade é apenas mais um passo que estamos dando nessa direção. Entendemos que atrelar a nossa marca e nossas ações a uma agenda sustentável é algo ainda novo no Brasil, mas nos orgulhamos desse movimento e já somos procurados por outras empresas para discutir alianças e fechar contratos corporativas para que estas também façam parte desse movimento”, adiciona Wellington Pereira Diretor Financeiro e de Pride & Talent, responsável pelo novo escritório.
Pedro Meduna – Country Manager do Brasil
Pedro Meduna é Country Manager da Cabify no Brasil, onde lidera esforços estratégicos e de integração dentro da empresa em prol do desenvolvimento da mobilidade no País.
Na Cabify desde 2016, o executivo liderou a fusão global com a Easy além de outros projetos estratégicos para o grupo e, agora, chega para desenvolver a operação no Brasil, um dos mercados mais relevantes e dinâmicos da indústria. A Cabify tem como principal objetivo transformar as cidades em um lugar melhor para se viver a partir de escolhas inteligentes proporcionadas aos usuários, motoristas parceiros e, agora, taxistas. Dentro do grupo, o executivo desempenhou também outros papéis de liderança global, nas áreas de estratégia, novos projetos e pride & talent. Anteriormente, foi cofundador e CEO da Tripda, startup de caronas que arrecadou mais de US $ 11 milhões com investimentos da alemã Rocket e do fundo norte-americano Insight Venture Partners expandindo para mais de 10 países entre América e Ásia, além de ter atuado nos segmentos de private equity e de consultoria estratègica no Brasil e nos Estados Unidos. Pedro Meduna é administrador formado pela EAESP – FGV Brasil, com intercâmbio na universidade de Mannheim (Alemanha). https://br.linkedin.com/in/pedromeduna
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