/apidata/imgcache/dc160ba170be17f3ec72dffe54fb863a.png?banner=top&when=1768239250&who=375

O show (de horrores) dos robôs na CES.

Atualizado em 12/01/2026 às 11:01, por Armindo Ferreira.

tech

Eu tava aqui de olho do Brasil no que tá rolando na CES e fora uma coisa ou outra legal, minha sensação até agora é de pedir socorro.

A Boston Dynamics fez um show no mínimo estranho (pra não falar bizarro) de robôs igualmente estranhos dançarinos. É bom lembrar que show dos ursos dançando já existe desde os primórdios dos parques da Disney, e se você for ao supermercado OBA de São José dos Campos tem uma banana que você aperta o botão, ela faz musculação, anda de bicicleta e canta.

/apidata/imgcache/0391b9f3a686cd616f3216ef6bbc48ea.jpeg?banner=postmiddle&when=1768239250&who=375

Já o robô Astra que você verá, por aí como uma baita inovação, o site The Verge entregou o segredo, de autônomo não tem nada, mas tinha um operador no palco. Ah, mas é um protótipo. Protótipo na CES não quer dizer muita coisa já que uma centena deles nunca vai para frente e o Musk já fez exatamente isso no ano passado.

Já a Samsung apresentou uma geladeira que abre a porta por comando de voz. Sério, quem quer ficar numa cozinha com uma geladeira que você paga uma fortuna, exibe anúncios e ainda você fala com ela para abrir a geladeira? Ah, mas acessibilidade... Não é pra isso, mas se fosse era melhor reconhecimento facial então, não era? E quando a geladeira não entender a sua voz e tocar um clipe da Madonna na tela? Eu hein...

E a Intel? Não sei! A Intel não conseguiu participar da corrida da IA, será que tá participando da CES. Se está não tô sabendo...


Armindo Ferreira

É jornalista com uma carreira sólida de mais de 22 anos na área – tendo passado pela TV Globo e SBT. Foi ainda finalista de um prêmio Esso e vencedor de um prêmio Unimed de Jornalismo. Hoje cobre três editorias: tecnologia, negócios e marcas. Há mais de 15 anos criou o Blog do Armindo para falar dos assuntos que gosta mais. Sempre de um jeito simples e descomplicado, com objetivo de empoderar o leitor para tomar melhores decisões quando o assunto é tecnologia.

Leia também: