Cultura maker na educação em São José dos Campos
Como falamos recentemente aqui a educação de São José dos Campos ganhou um espaço maker. A iniciativa conta com a parceria com a Fundação Lemann e tem como proposta incentivar os alunos a construírem seus próprios projetos, usando a tecnologia, os materiais recicláveis e as próprias mãos como ferramentas para a criação.
Eu estive lá no sábado e a criançada colocou a mão na massa mesmo, criando robôs com sucata de papelão e sucata digital. Brinquedos que fazem alusões a games conhecidos e muito mais.
Teve ainda oficina de Scratch e outras ferramentas do Programaê – movimento que estimula o ensino de programação para crianças. Na aula os alunos estavam aprendendo a fazer um personagem caminhar por uma caverna para a criação de um game!
Em outra sala os alunos puderam ver com a cultura maker está em vários lugares, como a música, por exemplo. Assim eles puderam acompanhar como é a criação de um instrumento musical que envolve madeira, eletricidade, matemática e claro música.
Na ocasião também visitei o Robotruck, iniciativa que está levando o ensino de robótica para crianças da rede municipal de ensino de São José dos Campos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3931-8478.