Facebook enfrenta sérias críticas da imprensa: em jogo a reputação da rede
A primeira notícia que chama a atenção vem do TechCrunch, cultuado site de cultura digital e referência no setor. Com o título “It’s time for Facebook and Twitter to coordinate efforts on hate speech” (numa livre tradução minha: “Está na hora do Facebook e Twitter reunirem esforços para combater o discurso de ódio) o veículo faz duras críticas e cobranças às redes sociais.
E aqui uma fala minha. A gente ouve pouco falar sobre isso no Brasil mas essas redes sociais acabam ganhando dinheiro com conteúdo de viés – digamos – controverso. As Fakenews mesmo são carregadas de anúncios e interações. É um ganho indireto, mas ainda sim um ganho.
Cobrança mais dura
Já o NewYorker fez uma cobrança realmente dura no texto com o título “Can Mark Zuckerberg Fix Facebook Before It Breaks Democracy?” (numa tradução livre: “O Mark Zuckerberg conseguirá consertar o Facebook antes de quebrar a democracia”?).
O veículo de comunicação traz um histórico da rede, lembra do escândalo da Cambridge Analytics e fala da expectativa do público norteamericano em respostas mais rápidas da rede para esses anseios da sociedade.
Enquanto isso no Brasil
Longe desse tipo de discussão aqui no Brasil o Facebook teve uma fonte de lucro extra com as eleições no Brasil. Há registros de pagamentos de até R$ 50 mil por um único anúncio na rede. O valor foi levantado por uma reportagem do G1. Na mesma matéria há a indicação de anúncios que estão sendo comprados para atacar adversários.
Enquanto lá é cobrança, cá é faturamento.
Leia também
Mais conteúdo que continua valendo a pena
- Mostrando alguns itens da minha coleção.Essa é a Silvie da coleção de Loki da …
- Xbox | Próxima Semana em Xbox: Novos Jogos para 30 de janeiro a 03 de fevereiro
- VEJA O TRAILER DA NOVA TEMPORADA DE “RAISED BY WOLVES” QUE ESTREIA NO DIA 3 DE FEVEREIRO
- <strong>LG Brasil recebe prêmio Empresas que mais respeitam o consumidor</strong>
- Pequena Grande Vida | Clipe: Um Ótimo Negócio | LEG