As marcas aproveitaram a BGS 2023 para estabelecer diálogo com o consumidor.
Ingressos esgotados em praticamente todos os dias e dificuldade até para andar entre os stands. Assim foram meus dois dias na Brasil Game Show. Mas enquanto todos se divertiam jogando ou conhecendo novos equipamentos, eu estava lá de olho no mundo dos negócios por trás do terceiro maior evento de games global.
Ao todo eu entrevistei mais de 20 executivos do setor para os conteúdos que eu crio em diversos canais. E em todas essas entrevistas a sensação de que a Brasil Game Show é um grande palco para os negócios. Se de um lado os visitantes se divertem, por outro os executivos e CEOs ficam de olho no comportamento deles e no que atrai mais atenção dessa audiência.
Game Station atraiu o público com diversão garantida.
Um dos pontos mais divertidos da Brasil Game Show deste ano, sem dúvida, foi a Game Station, uma área com diversos equipamentos de arcade, fliperamas e até atrações de realidade virtual. Alexandre Moraes, CEO do grupo Game Station, mencionou que a empresa comemorou 25 anos de criação no evento. Os equipamentos me lembraram muito as casas de arcades dos Estados Unidos. ‘O conceito partiu um pouco disso, só que adaptado à nossa realidade brasileira. Tentamos atrair não apenas os jovens, mas também um público mais familiar.’
A empresa está presente principalmente nos shoppings brasileiros e busca criar um espaço para que toda a família possa se divertir. Será que teremos novidades nesse segmento no Brasil? ‘Não estamos apenas no ramo do entretenimento em Shopping Center, mas também somos um dos principais importadores desses equipamentos. Portanto, abastecemos nossos equipamentos com o que há de mais moderno e somos um dos primeiros a saber sobre os lançamentos. Atualmente, a realidade virtual – como, por exemplo, simuladores de montanha-russa que podem acomodar mais de uma pessoa – está em alta’, explicou Alexandre Moraes.
O corredor indie já precisa de mais espaço.
Lembro das primeiras coberturas da BGS e percebo como a área Indie da Brasil Game Show não era muito frequentada. No entanto, agora, se eu puder dar um conselho à organização, é que eles precisam ampliar esse espaço. Em um corredor com dezenas de expositores, as pessoas se esbarravam para conferir as produções independentes que buscam seu lugar ao sol no competitivo cenário dos games. A área estava muito concorrida, e isso é excelente. Foi lá que parei para conversar com o querido assessor de imprensa Jesús Fabre, no estande da Leonardo Interactive. A publisher italiana levou três títulos para o evento: Daymare 1994 Sandcastle, Simon The Sorcerer Origins e Shattered Heaven.
Mas por que o Indie está atraindo tanta gente? “Por exemplo, o Daymare custa apenas cem reais no PC e é um jogo, uma produção quase AAA. Outros jogos, como o Shattered Heaven, também têm preços acessíveis. Tem o Simon the Sorcerer Origins, que é a primeira parte, a prequel, de Simon the Sorcerer, um jogo dos anos 90, bem conhecido pelos fãs de aventuras. E são jogos localizados para o português. Estamos felizes porque o público brasileiro está apaixonado por bons jogos, localizados em português e com preços acessíveis’, explicou Fabre.
A AOC aproveitou o momento da Brasil Game Show para anunciar novidades.
A Agon by AOC, uma das marcas líderes mundiais de monitores gamers e acessórios de tecnologia, anunciou o lançamento da nova linha de periféricos projetados para elevar o desempenho, personalização e ergonomia a um novo patamar. Com os teclados mecânicos GK530, GK450 e AGK600, bem como os mouses GM310 e GM510. Na edição de 2023, a Agon by AOC esteve presente no Campeonato BGS E-Sports, fornecendo todos os monitores e periféricos usados na competição. Além disso, dez ônibus, identificados com o logotipo “Agon by AOC”, foram disponibilizados para o transporte dos participantes entre as estações de metrô e o Expo Center Norte.
Foi na arena de eSports que encontrei Ariane Rodrigues, gerente de marketing da empresa, e pedi para ela detalhar um pouco mais sobre as estratégias da empresa. “Aqui na BGS, lançamos oficialmente nossa nova linha de periféricos para 2023/2024 e trouxemos um dos mouses mais leves do mundo, o GM 510, que pesa apenas 58 gramas. Esse é o nosso produto mais importante da linha, além do teclado AGK 600, que tem um preço super competitivo.”
Esse relacionamento com a comunidade faz diferença na hora de lançar ofertas e produtos? “Faz toda a diferença. Tanto que este ano trouxemos Bruno Play Hard, um dos maiores streamers do Brasil, para ser nosso embaixador de periféricos, e foi ele quem escolheu a linha, pensando na comunidade”.
É um momento em que as marcas já começam a aquecer para a Black Friday e as vendas de final de ano. “Estamos com altas expectativas em relação a um mercado de informática e gaming muito aquecido”, explicou Ariane.
Prêmio Equinox LATAM Game Awards, celebra força do segmento na América Latina.
Um mercado tão rico e cheio de possibilidades é o palco perfeito para uma premiação que valoriza a América Latina. “Na América Latina, estamos falando de meio bilhão de jogadores, incluindo o Brasil, quer dizer, do México até a Argentina, e até contando com os 18% de latinos que vivem nos Estados Unidos. É um mercado enorme, um mercado crescente que está crescendo 9,5% anualmente, ano após ano. Então, vemos as oportunidades, como grandes marcas, grandes estúdios estão começando a fazer mais marketing, mais atenção aqui. Também, os estúdios que desenvolvem, os programadores, estão trabalhando, sendo subcontratados por grandes empresas nos Estados Unidos. Então, vemos que a indústria como um todo está crescendo. Do lado dos desenvolvedores e do lado dos consumidores.” concluiu Emilio Eva, diretor de eventos da Equinox.