Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek

Game cultural de realidade aumentada é lançado em São Paulo

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Instituto PROA – ONG que cria oportunidades de desenvolvimento pessoal, educacional e profissional para jovens de baixa renda – lança o PROACOINS, game de realidade aumentada que permite aos moradores de São Paulo conhecer mais a capital paulista e suas curiosidades de forma divertida e interativa.
 
O aplicativo é gratuito e o download pode ser feito nas lojas da Apple Store ou Google Play, digitando PROACOINS. Depois disso, os usuários já podem selecionar as missões que desejam cumprir. Ao todo, serão propostas 10.000 diferentes missões, espelhadas em 3.500 ilhas culturais na cidade, que vão de monumentos a museus, teatros, centros culturais entre outros locais mapeados pela ONG em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.
 
“A ideia da criação do PROACOINS surgiu da análise do consumo da cultura pelos moradores de São Paulo. Grande parte dos locais e atividades indicadas pelo game não fazem parte do hábito cotidiano cultural da metrópole”, diz Rodrigo Dib, diretor executivo do PROA e idealizador do projeto.
 
Pesquisa realizada em 2016, por exemplo, apontou que 61% das pessoas frequentam o cinema apenas uma vez por ano, do mesmo modo que apenas 29% vão ao museu no período de um ano e apenas 12% frequentam concertos.
 
Além de conhecer um pouco mais sobre a cidade, jovens estudantes da rede pública de ensino terão uma possibilidade a mais com o PROACOINS. Ao mesmo tempo em que terão acesso a uma séria de equipamentos culturais, poderão também conquistar pontos que podem ser trocados por cursos de capacitação profissional, ingressos para cinemas e teatro, intercâmbio, material escolar, cursos de idiomas, livros e bolsas de estudo. Esses prêmios poderão ser resgatados somente por alunos matriculados na rede pública de ensino da região metropolitana de São Paulo, ou formados até 2002.
 
“Criamos o PROACOINS para incentivar os jovens a terem experiências culturais e educacionais e estimulá-los a conhecer a cidade e a história por trás de monumentos, museus e espaços culturais, ao mesmo tempo em que eles conquistam pontos para terem acessos a itens que vão colaborar para seu futuro profissional, como material escolar, cursos e bolsas de estudo. É uma oportunidade para que mais pessoas busquem conhecimento e diversão por meio da cultura”, explica Dib.
 
O game foi o aplicativo oficial da Virada Cultural 2018 e todos os pontos das atrações do evento em São Paulo estavam presentes no aplicativo para ajudar o público em geral a criar a sua programação. Como ação em conjunto com o lançamento do PROACOINS, o Instituto PROA realiza também uma gincana cultural com todas as escolas da rede estadual de ensino, onde os estudantes participam de atividades ligadas ao aplicativo: http://www.proa.org.br/p/campeoes
 
Sobre o PROA
O Instituto PROA é uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda de São Paulo, atuando junto com investidores, empresas e escolas da rede pública. Após serem criteriosamente selecionados, mais de 600 jovens por ano recebem uma formação diferenciada baseada em 4 grandes pilares: ensino profissionalizante, ampliação do repertório cultural, desenvolvimento comportamental e apoio na conquista do primeiro emprego. Fundado em 2007, o Instituto PROA já preparou para a carreira mais de 4.000 jovens e continua acompanhando suas trajetórias.

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar