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No país do futebol esportes digitais ganham cada vez mais adeptos e fãs

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Esqueça a imagem estereotipada de jovens trancados em seus quartos jogando. Mais do que isso os esportes digitais, ou, eSports estão cada vez mais em alta. Outro dia vi uma pessoa dizer que não admitia que isso era um esporte, mas o bom é que os conceitos evoluem.
Este tipo de atividade digital é considerada um eSport porque os games desse segmento pressupõem um árduo trabalho em equipe e principalmente altamente estratégico. Os jogadores profissionais treinam por horas diárias e desenvolvem estratégias de jogadas em grupo contando com psicólogos, treinadores, preparadores físicos e nutricionistas.
As transmissões também evoluíram. Com um belíssimo videografismo (e muitas vezes imitado pelos esportes não digitais), narradores ultra especializados, comentaristas e uma pesada estrutura de imagens e principalmente transmissões ao vivo pela internet.
É uma cadeia complexa que envolve acessórios gamers, como um mouse por exemplo, até pesadas estruturas de servidores que possam dar conta de jogos impecáveis e centenas de milhares de pessoas conectadas nas transmissões ao vivo.
E é claro que nos bastidores de tudo isso há o investimento das marcas em um negócio milionário que não pára de crescer. Para entender um pouco mais desse cenário eu entrevistei o CEO da ESL Brasil, Leo De Biase.

Entrevista com o  CEO da ESL Brasil, Leo De Biase.


 

A gente vê o segmento de eSports crescer a olhos vistos no Brasil mas sabemos que ainda é pouco em relação a outros países. O cenário é promissor?

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O Brasil ainda é pequeno em questão de revenue, mas isso não impede de, mesmo assim, ser considerado um mercado estratégico para quase todas as empresas da área. O público brasileiro é muito fiel às marcas que investem no segmento, que é muito mais do que um hobby para eles. Atualmente temos, inclusive, grandes estrelas de esports, youtubers e influenciadores brasileiros com reconhecimento mundial. E, pensando nas marcas que estão estudando investir nesse segmento, a ESL desenvolve uma nova era de entretenimento para uma audiência digital e formada majoritariamente por millennials. Hoje a empresa é a 23ª na lista das marcas mais influentes de esportes, logo atrás de Adidas, Nike, UFC e RedBull, o que mostra o quanto relevante esse mercado está se tornando em todo o mundo e também para o Brasil. Hoje 32% da população brasileira já é considerada gamer e temos a 3ª maior comunidade de entusiastas com 11,4 milhões de pessoas, segundo dados recentes da Newzoo.

Ainda somos o país do futebol. O senhor acha que isso impacta de alguma forma as modalidades digitais?

Realmente somos o país do futebol, mas nossos times e torcedores brasileiros estão cada vez mais de olho no sucesso que os esports vêm fazendo no Brasil e no mundo. Grandes clubes como por exemplo Corinthians, Flamengo, Santos, Atlético Paranaense, já estão investindo em times profissionais de League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive, FIFA, entre outros jogos. Da parte da ESL, também estamos preocupados em fazer com que os cyber atletas se profissionalizem. Hoje, os jogadores já conseguem entrar na categoria amadora e almejar o Mundial, passando por todas as etapas com os campeonatos que a ESL Brasil promove que fazem com que ele siga “From Zero To Hero”.

A experiência física e para não jogadores tem sido cada vez maior. Grandes shows em estádios, com apresentações musicais e um pesado investimento audiovisual. Devemos presenciar mais este tipo de evento no Brasil?

Claro que sim! Um anúncio como o do ESL One Belo Horizonte 2018 é um passo gigante que damos em direção ao crescimento da cena local de esports! Um evento desse porte no Brasil vai inspirar cada vez mais jogadores a participar dos torneios de base da ESL, perseguindo seus sonhos para tornarem-se lendas e seguirem os passos de seus heróis.
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O que podemos esperar de novidades para 2018?

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O ano de 2018 promete! Este está indicando ser o ano em que teremos uma maior entrada de empresas não endêmicas ao ramo dos esports. E a ESL Brasil já está com uma programação quase duas vezes maior do que a que entregamos em 2017, o que nos consolida como a maior produtora de conteúdo de esports. Somente no último mês já anunciamos grandes novidades, como a entrada do popular Street Fighter à Brasil Premier League e a nova liga sul-americana de CS:GO, a ESL LA League, que garantirá ao time vencedor uma vaga na final da Pro League em Dallas, EUA. As plataformas digitais também estão vindo com força total, tornando-se as grandes players do mercado, um ótimo exemplo disso é nosso acordo de exclusividade com o Facebook. Além disso, eventos internacionais vão continuar abrindo mais e mais oportunidades para novos investimentos e ativações.

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