SBT News chega a 4 milhões de inscritos no YouTube

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O SBT News atingiu a marca de 4 milhões de inscritos em seu canal no Youtube, alcançando um crescimento recorde de 300% entre junho de 2022 e fevereiro de 2020, quando foi registrado o primeiro milhão de seguidores. Com mais de 2 bilhões de visualizações, ao longo dos 11 anos em que foi criado, o canal também conquistou o posto de maior perfil do segmento de notícias da América Latina dentro da plataforma de vídeos, segundo dados da plataforma Tubular Labs.

Para o Head de comunicação do YouTube para América Latina e Canadá, Cauã Taborda, o segredo para esse ritmo acelerado de crescimento está na grade de conteúdo do canal, que equilibra a reprodução do conteúdo da TV com a produção de conteúdo jornalístico exclusivo e adaptado para as plataformas digitais.

“Acho que toda estratégia que o SBT colocou com a sua grade de programação, do jeito que faz dentro do YouTube, é extremamente inteligente. Acho que vocês continuam colhendo frutos, a partir do momento em que fizeram essa aposta, e até hoje continuam crescendo com essa escolha. Há uma inteligência muito grande por trás da distribuição que o SBT faz, e em escolher também o Youtube para essa distribuição. Acho que é também muito sofisticada a abordagem que tem sido feita em distribuição dessa grade, que é extremamente completa”, observa Taborda.

Com uma média de 400 vídeos semanais, além de disponibilizar as reportagens dos jornais de rede da emissora, o Primeiro Impacto e o SBT Brasil, o canal do SBT News também tem como foco aprofundar a cobertura do noticiário diário, além de entregar conteúdo diversificado e de relevância para o público, conforme explica o gerente de integração do Jornalismo do SBT, Rodrigo Hornhardt. “Hoje, a gente já tem uma série de programas ao vivo, programas muito focados na cobertura do poder. A ideia é sempre aprofundar a cobertura, ter mais análise, e trazer ainda outras formas de experimentação para produção e para divulgação de conteúdo”, diz Hornhardt.

Na cobertura política e econômica, diretamente de Brasília, o SBT News apresenta os quadros ‘Agenda do Poder’ e ‘Poder Expresso’, que vão ao ar de 2ª a 6ª feira, pela manhã, às 08h30, e no final da tarde, às 17h30, respectivamente.

Já às 6ª feiras, às 11h, a pauta é o noticiário internacional no ‘Mapa Mundi’, com participação de Luiz Weber e dos correspondentes do SBT em Nova York, nos Estados Unidos, Patrícia Vasconcellos, e em Londres, no Reino Unido, Sérgio Utsch. E às 5ª feiras, Cleide Klock traz de Los Angeles (EUA) as novidades e os bastidores do cinema e da indústria audiovisual no ‘Hollywood News’.

O SBT News também conta com programas dedicados ao universo da tecnologia, o ‘Tech News’, no ar às 3ª e 5ª feiras, e ao turismo, o ‘De Malas Prontas’, disponível sempre às 6ª feiras e aos finais de semana.

Principal plataforma de informação

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Reuters, em parceria com a Universidade de Oxford, indicou o Youtube como a rede social mais acessada pelos brasileiros para consumo de informações. A plataforma de vídeos lidera o ranking com 43%, seguida do Whatsapp, com 41%, e do Facebook, com 40%.

Cauã Taborda destaca que o aumento da relevância da rede social como fonte de notícia se deve, principalmente, à parceria do Youtube com produtores de conteúdo jornalístico, e à consequente democratização do acesso à informação de qualidade, possibilitado pela própria plataforma.

“É muito interessante a gente ver que o trabalho que a gente desenvolve com parceiros, e vocês [SBT News] estão incluídos nestes parceiros também, que está dando resultados, que a gente vê, cada vez mais, produção de conteúdo, jornalismo, sendo feito na nossa plataforma”, afirma o gerente de comunicação do YouTube. “Ressalta um pouco o trabalho extremamente profissional da imprensa brasileira. A gente observa, nos últimos anos, como o jornalismo de qualidade tem se voltado a diferentes meios de distribuição, sendo o Youtube, redes sociais… hoje, se a gente olha para um veículo de comunicação, ele está presente em todas as propriedades onde a sua audiência reside normalmente, acho que é uma abordagem extremamente interessante para todo o ecossistema, para quem é leitor e para quem é produtor”.

O mesmo levantamento também elegeu, pelo segundo ano consecutivo, o SBT News a marca mais confiável do jornalismo brasileiro. Com 62% das respostas positivas, o SBT News lidera o ranking de confiabilidade do país, 14 pontos percentuais acima da média geral de credibilidade do noticiário nacional, que é de 48%.

“A estratégia que o SBT adotou de ter uma forte presença no YouTube se mostra coerente quando o telespectador o aponta como a principal rede social para consumo de informação. Nossos números mostram isso. O espectador busca conteúdo de qualidade e seguro”, aponta Rodrigo Hornhardt.

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais